Matosinhos, Santa Maria da Feira, Sociedade

Nova Creche e Centro de Dia em Custóias – Matosinhos

O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, lançou, no dia 3 de Maio, a primeira pedra que marcou o arranque das obras de construção da nova Creche e Centro de Dia do Centro Social e Cultural de Custóias, uma infra-estrutura que irá beneficiar mais 30 idosos e 33 crianças.

Atenta à necessidade de melhorar a qualidade e aumentar a capacidade de acolhimento nas respostas sociais que já desenvolve, bem como à necessidade de criação de uma resposta social para a primeira infância – creche – inexistente na freguesia e insuficiente nas envolventes, a Câmara Municipal de Matosinhos vai apoiar a construção de um novo edifício próximo das instalações actuais.
Com este objectivo, foi celebrado um protocolo de cedência de um terreno situado entre a travessa da Fonte Velha e a Rua Júlio César da Silva, avaliado em 410 mil e 400 euros.

A concretização deste projecto – ampliação das respostas sociais para a Terceira Idade e criação de resposta social para a Primeira Infância na Freguesia de Custóias – encontra-se fundamentado no Plano de Desenvolvimento Social do Concelho de Matosinhos e já foi alvo de emissão de Parecer favorável do Conselho Local de Acção Social da Rede Social de Matosinhos em 15 de Junho de 2007.
Para além de aumentar significativamente a capacidade de atender estes dois grupos sociais mais susceptíveis de vivenciarem situações de vulnerabilidade, permitirá potenciar o contacto intergeracional frequente, com vantagens reconhecidas para ambos.

Com a concretização desta obra, as actuais instalações do Centro de Convívio e do Centro de Dia deixarão de ser utilizadas para o desenvolvimento de actividades com as pessoas idosas, uma vez que se encontram obsoletas face às exigências actuais. Estas mesmas instalações ficarão reservadas para os serviços como o tratamento de roupas e confecção de refeições, o que representará um incremento significativo da qualidade do serviço prestado.

O edifício, desenhado por técnicos da autarquia, vai criar mais 30 lugares para pessoas idosas e 33 lugares para crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 36 meses, sendo o custo da sua construção actualmente previsto no valor aproximado de 1 milhão e 150 mil euros.

O Centro Social e Cultural de Custóias é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) desde 1994, e funciona desde 1999 em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Matosinhos na cave do edifício de habitação social municipal na Rua de Teixeira Lopes.
Tem capacidade para atender, neste momento, 130 idosos através das valências de Centro de Convívio, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

Para além do Presidente da Câmara, estiveram, também, presentes nesta cerimónia de lançamento da primeira pedra o Vice-Presidente da Câmara, Dr. Nuno Oliveira, a Vereadora da Promoção Social e Saúde, Drª Luísa Salgueiro, e o Presidente da Junta de Freguesia de Custóias, José Tunes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

12 comentários

  1. bom dia
    venho por este meio perguntar onde me poderei candidatar a um lugar no novov centro de dia que vai abrir em custoias, tenho o curso de animadora socio cultura assistente de geriatria e gosto de estar com idosos.
    obrigada
    sem mais agradeço
    andreia alvadia

  2. Gostava de saber se era possivel me informar como me devo inscrever para um lugar de trabalho no novo centro de dia e creche de Custóias,pois tenho o curso de Auciliar de Educação, e gosto imenso de trabalhar com Crianças

  3. Bom dia

    Gostaria de saber como me posso inscrever na nova creche de Custoias. Tenho um curso profissional tecnico de contabilidade equivalente ao 12ºano.

    Sem outro assunto, agradeço a vossa disponibilidade.

  4. Gostaria de saber como me inscrever na nova creche de Custoias. Tenho um curso que tirei e tenho 12ano completo Agradeco a vossa atencao

  5. Boa tarde eu já me candidatei a estas novas intalações, entregei meu curriculo e aguardo gostaria de saber quando está prevista a abertura das novas instalações e quando é que começam a seleccionar pessoas. Muito obrigado

  6. Boa tarde, gostaria de saber se ainda há vagas para trabalhar na nova creche de Custóias. tenho o 12º ano, e ja trabalhei num centro de estudos e creche como auxiliar de educação.

    Muito obrigada.

  7. Bom dia, eu o ano passado deixei o meu curriculo no vosso centro, mas não obtive qualquer resposta.
    Os Srs. ainda vão precisar de auxiliares.
    Gostava muito de trabalhar com crianças ou com os idosos no centro de dia. Fico à espera de resposta. Obrigada.

  8. bom dia gostava de me poder inscrever para trabalhar no centro social de custoias,como ajudante de cozinha.limpezas.auxiliar de açao educativa ou ate mesmo para idosos no centro ou a assistencia a casa.
    sou uma jovem de 27 anos com filhos que precisa de trabalhar.ja agora tambem gostaria de saber como se faz as inscriçoes para a creche.obrigado pela atenção.
    aguardoi uma resposta obrigado.
    com os meus melhores cumprimentos claudia monteiro

  9. Boa noite,ha mais de um ano que entreguei o meu curriculo no vosso centro,até agora nao recebi resposta. Gostaria de saber se ha possibilidade de me responderem,visto eu ja ter trabalhado com crianças e com idosos também,tenho o curso de apoio ha familia e ha comunidade. Sem mais assunto e com os melhores cumprimentos.
    SONIA RIBEIRO

  10. Boa noite , gostava que me podesse dizer como poderei fazer uma inscricao para a minha filha .
    Gostaria de saber se precisao de alguma auxiliar tenho 18 anos e tirei o curso de empregada de andares ja trabalhei no hotel tiara 5* e estou a precisar de trabalhar gostaria que me responde.se 
    Aguardo resposta muito obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *