Sociedade, Vale de Cambra

Macieira de Cambra «volta» a receber o foral – Vale de Cambra

A entrega da carta de foral às Terras de Cambra será encenada a partir do próximo dia 27 do corrente, em Macieira de Cambra, município de Vale de Cambra. O evento denomina-se «Da Lusitânia ao Foral» e vai decorrer até ao dia 31, sendo organizado pela Junta de Freguesia de Macieira de Cambra.

«É para recriar a corte de D. Manuel I», salientou Rogério Batista, o presidente da Junta de Macieira de Cambra, que tem a expectativa de fazer deste um evento «anual» ou «bianual», que possa atrair «milhares de visitantes» à vila.

A recriação histórica visa celebrar o foral de 1514 e também assinalar os 540 anos do nascimento daquele rei, que ficou conhecido como «O Venturoso».

O centro da vila vai ser transformado num arraial do 1º quartel do século XVI, estando já assegurada a participação de 800 figurantes, segundo informou Rogério Batista.

Tabernas e bancas farão por recriar um modo de vida do «Portugal de Quinhentos». Os participantes usarão as roupas, os utensílios, os adornos e os demais adereços daquela época.

As casas comerciais instaladas no centro de Macieira de Cambra foram convidadas a aderir à iniciativa.

Rogério Batista disse esperar que o «Da Lusitânia ao Foral» recrie temáticas que vão das vivências dos povos lusitanos à época da concessão da carta foral por D. Manuel I.

O autarca ainda sublinhou que o evento irá «despertar nas crianças e jovens o gosto pela história da sua terra».

Rogério Batista informou que o orçamento do projecto andará pelos 20 mil euros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *