Educação, S. João da Madeira

Universidade Aberta abre Centro Local de Aprendizagem em S. João da Madeira

A Universidade Aberta vai abrir em S. João da Madeira um Centro Local de Aprendizagem (CLA) que entrará em funcionamento no próximo ano lectivo, para apoiar os alunos desta instituição.

O novo CLA vai funcionar nas instalações do Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da Madeira, no âmbito de um protocolo de cooperação com a autarquia local, a assinar no próximo sábado.

Vocacionado para programas de Aprendizagem ao Longo da Vida, o CLA de S. João da Madeira funcionará como estrutura de apoio aos alunos da Universidade Aberta que residem na zona do Grande Porto e do distrito de Aveiro.

Irá proporcionar-lhes um local para realização de exames e facilitar o acesso a um plano de formação que inclui, entre outras acções, tutorias, encontros e seminários, podendo alargar-se também a cursos com conteúdos adaptados aos interesses específicos da comunidade local. Domingos Caeiro, Pró-Reitor da Universidade Aberta para Assuntos Académicos e Extensão Universitária, afirma que os 10 centros de aprendizagem que a instituição já tem em funcionamento no país visam sempre oferecer «atendimento adequado às diferentes necessidades locais, contribuindo para o fortalecimento do tecido social e económico do país, e para o seu desenvolvimento pleno e sustentável».

«No caso de S. João da Madeira», continua o Pró-Reitor, «o objectivo primordial é promover a educação profissional e tecnológica, e a inovação e a transferência de tecnologias industriais».

Pretende-se assim «elevar a competitividade da indústria local e regional, com uma oferta de programas de qualificação e aperfeiçoamento concebidos para atender às necessidades específicas de empresas e pessoas».

Para Castro Almeida, presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, o protocolo a assinar com a Universidade Aberta «reflecte a aposta que o município vem fazendo na formação e qualificação profissional».

Essa perspectiva explica que a Universidade Aberta esteja isenta do pagamento de renda no Centro Empresarial e Tecnológico, onde o novo CLA irá dispor de quatro valências: uma sala de exames, outra para a realização de eventos, um centro de formação e biblioteca, e ainda um espaço própria para tecnologias de informação e comunicação.

Pioneira em Portugal ao nível do ensino superior à distância, a Universidade Aberta tem hoje em funcionamento no país 10 centros de aprendizagem local: Abrantes, Coruche, Grândola, Mêda, Peso da Régua, Ponte de Lima, Praia da Vitória, Ribeira Grande, Sabugal e Silves.

Juntamente com o CLA de S. João da Madeira,deverão arrancar também no início do ano lectivo 2009/2010 as extensões de Cantanhede e Reguengos de Monsaraz.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Acho que é uma mais valia para S.João da Madeira,como proceder ás inscrições e cursos que estão a leccionar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *