Santo Tirso, Sociedade

Câmara Municipal aprova constituição Fundo FINICIA Santo Tirso

Inserido no conjunto de medidas de combate à crise propostas pela Câmara Municipal de Santo Tirso e no âmbito do Eixo III do Programa FINICIA, foi aprovada pela Câmara Municipal a criação do Fundo FINICIA Santo Tirso, com o qual se pretende estimular e orientar investimentos a realizar por Micro e Pequenas Empresas existentes ou em fase de criação no Concelho de Santo Tirso, com actividade ou projecto empresarial de relevância local, prevendo um financiamento até ao montante de 45.000 €.

O Programa FINICIA é uma iniciativa do IAPMEI cujo objectivo é o de facilitar às empresas de menor dimensão (que normalmente apresentam maiores dificuldades de relação com o sistema financeiro) o acesso ao financiamento ao investimento em condições preferenciais. O montante inicial do fundo é de 500 mil euros, garantindo o Município de Santo Tirso, uma participação de 100 mil Euros. Os projectos aprovados terão um financiamento máximo de 45 mil euros, sendo 20% de subsídio reembolsável sem juros, concedido pelo MUNICÍPIO tendo em conta o interesse do projecto para o Concelho e os restantes 80% de crédito concedido por uma instituição bancária a uma taxa de juro preferencial.

O programa ficará brevemente operacional com a celebração do Protocolo de constituição da parceria que irá gerir o Fundo e que integrará, além do Município, o IAPMEI, a Norgarante, uma instituição bancária a seleccionar e a Incubadora de Santo Tirso, que ficará responsável pela coordenação das tarefas inerentes à Gestão do Fundo FINICIA Santo Tirso.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *