Cultura, Santo Tirso

Biblioteca Municipal desafia crianças a criar histórias e livros – Santo tirso

Criar um livro novo e único, a partir de 12 gabinetes temáticos. Este é apenas um dos vários desafios que vão ser lançados entre 11 e 16 de Maio, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, onde vai decorrer o projecto Scriptorium Móvel, constituído por um conjunto de ateliês e acções de formação destinados ao público infanto-juvenil e adulto. Este projecto, promovido pela autarquia, está inserido na programação da DGLB – Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas e é articulado com o Plano Nacional de Leitura. 

A iniciativa é constituído por três acções distintas, uma das quais dirigidas aos alunos dos 5 aos 12 anos. “Scriptorium Móvel – Gabinetes para manufactura de livros” tem o formato de um jogo que permite a criação de histórias e livros a partir da visita dos participantes a 12 gabinetes temáticos. No interior de cada gabinete, e através de diferentes técnicas e de estímulos visuais, os participantes constroem os componentes fundamentais de uma história, que posteriormente organizam e montam na criação de um livro novo e único. Personagens, lugares e acontecimentos são alguns dos temas da concepção plástica do interior destes 12 gabinetes que inspiram e provocam a criação de uma narrativa.  

Outra das vertentes do projecto incide sobre a “Criação Livreira. Acções de Formação”, destinada a professores, educadores, técnicos de biblioteca e outros mediadores de leitura, em que o tema é a Criação e Manufactura de Livros, através de diferentes técnicas e modelos, com o objectivo de proporcionar aos participantes ferramentas e métodos que se podem pôr em prática noutros contextos educativos, de forma a multiplicar e difundir instrumentos metodológicos para a promoção do livro e da leitura. 

Por fim, existe ainda o «Scriptorium Móvel – sessão para pais e filhos». Salientando a importância da leitura em família, entre adultos e crianças, como factor determinante da aprendizagem da leitura e do desenvolvimento da literacia, decorrerá no dia 16 de Maio, sábado, pelas 14h30, uma sessão para que os pais se possam deslocar à Biblioteca Municipal de Santo Tirso e, de uma forma lúdica, desenvolvam um ateliê de leitura com os seus filhos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *