Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Descida gradual das temperaturas nos próximos dias – IM

As temperaturas vão descer gradualmente a partir de hoje em Portugal continental, onde os aguaceiros vão regressar no domingo, segundo o Instituto de Meteorologia (IM), que caracteriza a situação como «perfeitamente típica da Primavera».

Nos próximos dias, deverá haver um «acerto das temperaturas» que têm estado elevadas para a época, disse à Agência Lusa a meteorologista Idália Mendonça.

Durante o dia de hoje, sexta-feira e sábado, as temperaturas deverão descer sensivelmente entre 2 e 4 graus Celsius, em cada um dos dias, referiu Idália Mendonça, ressalvando que a descida não será igual em todos os locais.

Para domingo não se prevê descida da temperatura, que no entanto, deverá ocorrer na segunda-feira.

Quanto ao estado do tempo, a meteorologista disse que deverá manter-se com alguma estabilidade até sábado, dia em que poderão ocorrer alguns aguaceiros fracos nas regiões a Norte do sistema montanhoso Montejunto Estrela.

O IM está a prever uma «mudança significativa» do estado do tempo em todo o território no domingo e segunda-feira, com a ocorrência de aguaceiros, que devem ser acompanhados de trovoadas na segunda-feira.

A alteração das temperaturas deve-se à entrada de uma massa de ar menos quente, explicou Idália Mendonça.

«Estávamos com temperaturas mais próprias do Verão do que da Primavera. Nestes dias, vai haver um acerto em relação a esta temperatura anormalmente elevada para esta época do ano», referiu.

De acordo com Idália Mendonça, esta variabilidade do estado do tempo e temperaturas «é uma situação perfeitamente típica da Primavera».

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *