Cultura, Trofa

Encontro de Coros Infantis na Casa da Cultura da Trofa no 5º Encontro Lusófono de Literatura Infanto-juvenil

Inserido no 5ª Encontro de Literatura Infanto-Juvenil a decorrer na Trofa de 2 a 10 de Maio, a Câmara Municipal da Trofa promove no próximo dia 9 de Maio uma actividade musical “Encontro de Coros Infantis”. 

A partir das 18h00 a Casa da Cultura da Trofa recebe o Coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa, o Grupo Coral Infanto-juvenil da Casa de Gaia, de Santa Maria da Feira e o Coro Infantil de Óbidos.  

O Coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa nasceu a 1 de Outubro de 1999. Dirigido desde a sua fundação por Antónia Maria Serra, este foi o primeiro projecto avançado por iniciativa do Pelouro da Cultura do Município da Trofa. O coro tem cantado por todas as freguesias do Concelho da Trofa, Viana do Castelo – Igreja da Misericórdia, Paredes de Coura – Centro Cultural, Porto – Teatro Campo Alegre e Casa da Música, Braga – Sé Catedral, Lisboa – Igreja do Santíssimo Sacramento, Sala das Bicas do Palácio de Belém , Palácio de S. Bento – Assembleia da República e FIL (Bolsa de Turismo de Lisboa), Vila Nova de Cerveira – Convento de S. Paio , Guimarães – Centro Cultural Vila Flor e Forcarei – Espanha. Representou Portugal no Coro Infantil Lusófono (projecto que envolveu crianças provenientes de todos os países de Língua Portuguesa) 2001. Para este Encontro de Coros irão interpretar A Árvore dos Sonhos,de José Miguel Oliveira, The Sound of music, de Richard Rodgers,  Mirandum, de Jos Wuytack,  A cidade ideal, de Chico Buarque,  Olha o Arco Íris, Joaninha e Pintainho estes três últimos de autoria de João Lóio, acompanhados ao piano por José Miguel Oliveira e com direcção de Antónia Maria Serra. 

O Coro Infanto-Juvenil da Casa de Gaia foi fundado em 1978, pelo Maestro Joaquim Alves Marques. Ao longo dos tempos tem servido de “Escola” na formação de jovens para um futuro ingresso no Coral Adulto e noutras actividades da Associação, tais como: Folclore, Teatro, Variedades, Ballet, etc. O Coro dos Pequenos Cantores da Casa da Gaia teve ao longo dos tempos um papel fundamental na associação, ajudado a impulsionar, dinamizar e a captar de jovens. É o organizador do Encontro de Pequenos Cantores nas Terras da Feira, o qual realizou a sua 15ª edição no passado dia 18 de Maio de 2008. Este Coro tem participado em diversos Encontros Infantis e Juvenis no concelho de Santa Maria da Feira bem como de Norte a Sul de Portugal e com algumas actuações em Espanha. Este grupo tem também contribuído para uma maior motivação de todas as crianças para o gosto pela música e canto e a própria preparação de futuros orfeonistas. Actualmente designado por Coro Infanto-Juvenil da Casa da Gaia, está, desde Outubro de 2008, sob a direcção da maestrina Clara Santos. Para este Encontro de Coros Infantis irá interpretar herdeiros do Futuro de Toquinho, Aquarela de Toquinho e Vinicius de Morais, A luz dos olhos meus de tom Jobim, Nesta rua tem um bosque de Folk do Brasil, Nini dos 15 anos de Paulo Carvalho, Can’t help falling in love with you de Weiss, Peretti e Creatores, Smoke gets in your eyes de Harbach e Kern, A whole new wiorld de Menken e Rice, Quando eu for um grande rei de John e Rice e Corações Infelizes de Menken e Rice.  

O Coro Infantil de Óbidos foi criado em 2002 no âmbito do I Festival Internacional de Chocolate. É composto por 30 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos de idade e tem por missão proporcionar experiência artística a crianças através da música coral. Constituído por crianças provenientes das nove freguesias do concelho de Óbidos, este coro cria um espírito de comunidade e reflecte a diversidade do Concelho de Óbidos, enriquecendo assim as audiências com o melhor da canção infantil.

Com actuações regulares ao longo do ano e participação nos mais variados acontecimentos, nomeadamente, animações de Natal, Mercado Medieval de Óbidos, Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, Escolas, Óbidos Vila Natal, Encontros de Coros Infantis por todo o país, este coro é, hoje, reconhecido como um dos melhores e mais promissores da região. É dirigido desde a sua fundação pelo Maestro Pedro dos Santos Filipe. O Coro Infantil de Óbidos irá interpretar as peças A Orquestra, Trai-Trai, Dó Ré Mi, Coração de Chocolate, Era ainda Pequenina, Tia Anica de Loulé, Sambalelê e Singing Aya. 

A Trofa recebe estes pequenos cantores no Encontro de Coros Infantis promovido pela autarquia trofense, através do pelouro da Cultura, no dia 9 de Maio, no decorrer da 5ª edição do Encontro Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *