Cultura, Santa Maria da Feira

Companhia dinamarquesa prepara espectáculo para o Imaginarius com comunidade local – Sta. Maria da Feira

A companhia dinamarquesa «Odin Teatret» está a desenvolver um projecto com a comunidade de Santa Maria da Feira, inspirado no livro «O Imperador de Portugal», da sueca Selma Lagerlöf, Nobel da Literatura, anunciou hoje fonte da autarquia.

O projecto – criado especificamente para o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, que decorre de 28 a 31 de Maio – envolve desde o início do ano «mais de duas centenas de pessoas, de várias colectividades do concelho, cruzando gerações, comunidades e costumes».

Durante quatro meses, a companhia, em colaboração com a Divisão de Acção Social da Autarquia, explorou a riqueza e as tradições de cada recanto do município. «Procuraram as culturas e as comunidades, visitando centros sociais, grupos corais, ranchos folclóricos, grupos de catequese, clubes de canoagem e futebol, entre outros, que vão participar neste espectáculo, tal como as brigadas de exterior da Câmara Municipal», referiu a mesma fonte.

Paralelamente, a companhia aprofundou o trabalho com dois grupos locais que já participaram em edições anteriores do Imaginarius: as «Noivas» que, em 2007, integraram a «Parada Teatro e Matrimónio», e o grupo de seniores «60 mais», que participaram, no ano passado, no espectáculo «Meu Céu», de Clara Andermatt.

Antes da estreia no Imaginarius, estão agendados dois ensaios abertos de «Meu Coração Viagem». O primeiro realiza-se sábado, às 21:30, em Porto Carvoeiro (Canedo), e o segundo domingo, às 16:30, junto ao Museu do Papel de Paços de Brandão.

O espectáculo integral será apresentado durante o festival, de 28 a 30 de Maio.

«Odin Teatret» é uma companhia de teatro internacional, fundada em 1964, residente em Hostelbro, na Dinamarca, desde 1966.

Tem uma longa tradição de trabalho com comunidades locais, onde um espectáculo teatral é criado através do uso de práticas e costumes de diferentes grupos, em novos contextos e encontros.

O Imaginarius é organizado pela autarquiade Santa Maria da Feira, empresa municipal Feira Viva e Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *