Sociedade, Trofa

Trofa assina geminação com Santa Catarina – Cabo Verde

No âmbito do programa “Geminações para o Desenvolvimento”, levado a cabo pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Câmara Municipal da Trofa assinou, na passada quinta-feira, 30 de Abril, um acordo de Geminação com o Municipio Santa Catarina de Cabo Verde.

Para formalizar o acordo, a Trofa recebeu a visita do Presidente da Câmara local, Francisco Tavares que veio assim, conhecer no terreno, as potencialidades da futura geminação.

Nesse sentido, o Presidente da Câmara de Santa Catarina e Presidente da Associação Nacional de Municípios Cabo-verdianos foi recebido na Trofa pelo Presidente da Câmara Municipal da Trofa, que lhe apresentou o concelho e lhe proporcionou uma visita a alguns locais de destaque do Municipio Trofense, tal como o Aquaplace – Academia Municipal da Trofa, a Casa da Cultura da Trofa e o estádio do Clube Desportivo Trofense.

O dia terminou com a Assinatura formal do acordo de Geminação entre os Municípios de Santa Catarina e o Município da Trofa na sessão da Assembleia Municipal que decorreu no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários da Trofa.

Santa Catarina é o terceiro maior concelho de Cabo Verde, com cerca de 50 mil habitantes (40% de população pobre). É uma região onde se regista uma forte procura do ensino secundário e superior e de formação profissional, contudo existe um grande número de jovens desempregados.

Este projecto que só agora se formalizou, já se iniciou em Novembro de 2008. Os representantes dos dois municípios reuniram-se em Estrasburgo, de 15 a 17 de Novembro, de 2008, no âmbito da realização da 3ª edição das “Jornadas Europeias de Desenvolvimento”, subordinadas ao tema “O Poder Local e o Desenvolvimento”, para encetarem contactos e negociações para a possível dinamização do projecto de geminação entre a autarquia da Trofa e a de Santa Catarina.

Com a efectivação do contrato, o Município da Trofa irá apoiar o Município de Santa Catarina nos domínios da formação, saneamento público, transportes, energia, planeamento e gestão urbana, reforço dos serviços municipais, desenvolvimento empresarial, abastecimento de água, habitação social, desporto, segurança pública e cultura.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *