Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Portugal na lista de países com «casos prováveis» de gripe A

Portugal figura hoje pela primeira vez na lista de países com «casos prováveis» de gripe A (H1N1) do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), que contabiliza 49 casos confirmados e 14 prováveis a nível europeu.

O caso da mulher portuguesa de 30 anos cujas análises poderão ser conhecidas ainda hoje é referido pelo ECDC como caso «provável de infecção».

Na sexta-feira, a ministra da Saúde, Ana Jorge, tinha dito que um teste realizado pelo Instituto Ricardo Jorge tinha dado positivo para o vírus da gripe tipo A não sazonal, aguardando-se a realização de mais testes nos laboratórios certificados da Organização Mundial de Saúde em Londres.

A lista do ECDC, divulgada hoje de manhã na página daquele organismo, refere 20 casos confirmados em Espanha, 15 no Reino Unido, seis na Alemanha, dois em França e um caso na Dinamarca, Áustria, Irlanda, Itália, Suíça e Holanda.

Aponta ainda nove casos prováveis em Espanha, três na França, um na Suécia e outro em Itália.

A nível mundial, a contabilidade de casos confirmados vai em 731: a maior parte dos casos (476) verifica-se no México, os Estados Unidos têm 160 pessoas doentes, há 85 casos no Canadá, quatro na Nova Zelândia, três em Israel, uma na Coreia do Sul, um em Hong Kong (China) e um na Costa Rica.

Estão ainda a ser acompanhados 12 casos prováveis na Nova Zelândia e dois em El Salvador.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *