Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

“Spin-off” da Universidade do Minho estreia produtos técnicos na AJUTEC

   A WeAdapt – Inclusive Design and Engineering Solutions, empresa incubada na Universidade do Minho que desenvolve e comercializa produtos inclusivos “on-line” (em www.weadapt.eu), é uma das muitas presenças de relevância da AJUTEC – 12.ª Feira Internacional de Ajudas Técnicas e Novas Tecnologias para Pessoas com Deficiência, na EXPONOR da próxima quinta-feira (dia 7) até domingo (dia 10). [Todos os pormenores em www.ajutec.exponor.pt]

     No evento, que acontece simultaneamente ao SALÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR (também direccionado para o público em geral), à NORMÉDICA – 11.ª Feira da Saúde (vocacionada para profissionais) e ao EXPODENTIS – 2.º Salão Internacional de Equipamento, Produtos e Serviços Dentários (dirigido exclusivamente a agentes do sector), a “spin-off” minhota irá lançar a sua nova colecção de vestuário Primavera/Verão 2009 dirigida a pessoas com necessidades especiais motoras, designadamente as que se deslocam em cadeira de rodas.

     As peças apresentam moldes especialmente adaptados às necessidades específicas desta população, sobretudo em termos ergonómicos e antropométricos, acabamentos especiais que permitem facilitar a tarefa de vestir/despir, contribuindo assim para uma maior autonomia do utilizador. As peças possuem ainda acabamentos funcionais ao nível do tratamento dos tecidos, que permitem atribuir propriedades químicas. Estes acabamentos, inovadores, terão sempre em vista o conforto, a funcionalidade e a estética. As peças pretendem também responder a necessidades de reabilitação. 

“BodyMe” 

     Durante a AJUTEC 2009, a WeAdapt fará ainda a apresentação dos produtos “BodyMe”, dispositivos de reconstituição física que permitem equilibrar volumes corporais, criando um equilíbrio da imagem do utilizador e uma maior adequação às colecções pronto-a-vestir.

     Existe ainda a possibilidade de, no certame da EXPONOR, serem apresentadas as primeiras propostas de vestuário desportivo, resultantes da parceria que a WeAdapt têm com a empresa Lacatoni. Os visitantes terão ainda a possibilidade de desenvolver produtos à sua medida (Made-to-Measure) em qualquer modelo da colecção, bem como saber como podem receber em casa as suas encomendas sem qualquer custo de entrega. 

Um VCIntegrator que recupera taxas moderadoras

por telemóvel… 

     O Serviço de Bioestatística e Informática Médica (SBIM) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), por sua vez, aproveitará a NORMÉDICA para rampa de lançamento da última versão do VCIntegrator – um sistema que se baseia nas premissas de um registo clínico virtual centrado no paciente e que permite, de forma automatizada, a integração de informação médica relevante proveniente de diversos sistemas de informação previamente existentes na unidade de saúde.

     O VCIntegrator disponibiliza a todos os profissionais de saúde (através da Intranet hospitalar) um acesso centralizado ao historial clínico dos pacientes, bem como aos seus relatórios mais recentes à medida que são produzidos. «Esta ferramenta informática permite um elevado grau de disponibilidade de informação, providenciando aos profissionais de saúde a informação necessária no momento em que é solicitada, promovendo assim uma melhoria na qualidade da prestação de cuidados de saúde», explicou fonte oficial do SBIM à organização da 11.ª Feira da Saúde.

     De uso flexível e intuitivo, a aplicação compreende um sistema para envio de SMS (mensagens de telemóvel) a utentes, como forma de notificação do agendamento das suas consultas. «O VCSms permite reduzir a abstenção dos utentes nas consultas, aumentado a produtividade e a eficiência do serviço de consultas externas de um hospital», garante o SBIM, explicando que a solução permite a possibilidade de resposta por parte do destinatário do SMS, como forma de desmarcar a consulta, por exemplo. O VCSms usa actualmente a plataforma de um operador de telecomunicações, mas, assevera o Serviço de Bioestatística e Informática Médica, pode vir a integrar outras operadoras.

      Outras das possibilidades do VCIntegrator é dirigida à recuperação automatizada de taxas moderadoras. «Através de um processamento específico, com geração e cálculo de referências, o VCTaxas permite o envio de uma carta aos utentes devedores, informando-os do respectivo montante e possibilitando assim que a regularização possa ser efectuada por pagamento Multibanco, através dos serviços dos CTT, dos postos Payshop ou directamente no Hospital», explica o SBIM. 

Rastreios clínicos, massagens, “tai-chi”, “workshops”… 

     Por entre congressos, “workshops”e seminários na promoção de uma condição de vida mais saudável, os visitantes do SALÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR poderão – paralelamente à mostra propriamente dita – participar em cerimónias do chá, fazer tai-chi (exercício semelhante a uma dança, mas baseado em movimentos lentos), ioga (inclusive para bebés), origami (arte japonesa de dobragem de papel), ikebana (arte floral japonesa), receber massagens terapêuticas diversificadas e candidatar-se a múltiplos rastreios e exames clínicos. 

EXPODENTIS cresce 10 por cento 

     Cerca de 130 expositores (mais dois do que em 2007), 35 dos quais empresas estrangeiras e mais de 10 mil metros quadrados de área no EXPODENTIS deixam perceber confiança em alta no mercado do sector abrangido pelo 2.º Salão Internacional de Equipamento, Produtos e Serviços Dentários.

     «Pela forma como respondeu a mais este desafio da EXPONOR, o tecido empresarial demonstrou possuir expectativas elevadas, o que não deixa de ser uma medalha para a organização do evento. Na estreia, em 2007, o balanço foi extremamente positivo. E grande parte dele foi alicerçado no grau de satisfação dos expositores, que encontraram na EXPONOR o local certo para os seus negócios», salienta Carla Maia, directora do EXPODENTIS 2009.

     E percebe-se o porquê da satisfação organizativa: «Não obstante um contexto económico bem menos favorável do que na primeira edição, o Salão conseguiu crescer 10 por cento em termos de área ocupada, o que é um indicador relevante», remata a responsável da EXPONOR.

     Ao nível de visitantes, a estimativa dos organizadores puxa o lastro das 8.193 visitas profissionais de há dois anos. 

Síntese:

NORMÉDICA 2009 – 11.ª Feira da Saúde

AJUTEC 2009 – 12.ª Feira Internacional de Ajudas Técnicas e Novas

  •  
             Tecnologias para Pessoas com Deficiência

SALÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR 2009

Data: de 7 a 10 de Maio de 2009

Horário: das 10h00 às 20h00, todos os dias

Organização: EXPONOR – Feira Internacional do Porto

Perfil do Visitante: médicos, enfermeiros, técnicos de saúde e de reabilitação, terapeutas, assistentes sociais, professores, educadores, auxiliares educativos e público, em geral. A NORMÉDICA dirige-se a profissionais. A AJUTEC e o SALÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR são eventos vocacionados para público e profissionais.

Em exposição: Produtos, equipamentos e serviços para unidades de saúde (hospitais, clínicas, centros de saúde e consultórios médicos); informática médica e telemedicina; ajudas técnicas e novas tecnologias para pessoas com deficiência; geriatria; nutrição; termas e SPA’s; medicinas alternativas; seguradoras; terapia da fala; fisioterapia; medicina no trabalho. 

Programa de actividades paralelas: 

NORMÉDICA 

     Workshop «Marketing para a Saúde» – Orador: Carlos Brito

     Data: 9 de Maio – das 14h30 às 17h30

     Org.: EXPONOR

     Local: Auditório da Feira – Pavilhão 5 

    «Lean Healthcare – oportunidades e desafios com a aplicação do Lean Management»
    Data: 8 de Maio – 15h00
    Org: Lean Thinking
    Local: Auditório da Feira – Pavilhão 5 
    «Atendimento no Sector da Saúde», por Bee Consulting
    Data: 8 de Maio – 15h00
    Org: Bee Consulting; Informar.pt; EXPONOR
    Local: Auditório A7, no Centro de Congressos da EXPONOR 
    «Soluscope – limpeza e desinfecção em endoscopia», por Joaquim Ramos Pinto – director comercial da Div. Endoscopia
    Data: 8 de Maio – 10h00
    Org: ELNOR
    Local: Auditório da Feira – Pavilhão 5 
    «Sterinis – uma nova tecnologia na desinfecção hospitalar», por José Correia, director comercial, e Lúcia Lemos, especialista de produto
    Data: 8 de Maio – 11h00
    Org: ELNOR
    Local: Auditório da Feira – Pavilhão 5 
    «Bacoban – desinfecção de superfícies de acção prolongada (10dias)»
    Data: 8 de Maio – 12h00
    Org: IFHI
    Local: Auditório da Feira – Pavilhão 5 
    «Genano – desinfecção do meio ambiente», por Luís Tereso, director técnico de AVAC 
    Data: 8 de Maio – 15h00
    Org: IFHI
    Local: Auditório da Feira – Pavilhão 5 
    «Myclins – desinfecção e protecção pessoal», por Serra de Matos 
    Data: 8 de Maio – 16h00
    Org: IFHI
    Local: Auditório da Feira – Pavilhão 5 
    Palestra sobre desfibrilhação automática externa
    Data: 9 de Maio – 15h00
    Org: Remeditec
    Local: Auditório da Feira – Pavilhão 5 
    «Lympha Press – rentabilidade em pressoterapia»
    Data: 7 a 10 de Maio – 14h00
    Org: Eugénio Pereira, Lda
    Local: Auditório da Feira – Pavilhão 5 

SALÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR 

    «Cerimónia do Chá»
    Data: 7 de Maio – 11h30
    Org.: Sakura – Centro de Terapias
    Local: Pavilhão 5, no stand do dinamizador 
    Medicina Oriental – das 10h30 às 15h00
    Shiatsu / Reflexologia / Moxabustão – das 11h15 às 14h45
    Alquimia e Registos Akashicos – das 12h00 às 12h45
    Reabilitação das funções cognitivas superiores, Saúde Sexual e Reprodutiva, Barreiras Arquitectónicas no Alzheimer – das 14h00 às 15h00
    Psicologia Infantil e Projecto dos Querubins (Crianças da Nova Era-Indigo e Cristal) – das 15h00 às 15h30
    Astrologia (ciência de orientação e suas tendências), Culinária vegetariana (o segredo dos alimentos) – das 15h30 às 16h30
    Data: 7 de Maio
    Org.: Centro Terapêutico S. Rafael
    Local: Auditório da Feira – Pavilhão 5 
    Palestra «Nutrição»
    Data: 7 a 10 de Maio (duração de 45min.)
    Org.: Lactogal 
    «Tai-Chi»
    Data: 7 de Maio – 18h30
              8 de Maio – 11h00
              9 de Maio – 10h30
             10 de Maio – 15h00
    Org.: Sakura – Centro de Terapias
    Local: Auditório da Feira – Pavilhão 5 
    “Workshop” LEV – Laboratório Francediet, por Rui Vasco (nutricionista)
    Dr. Tiago Morim (Nutricionista)
    Data: 7 de Maio – 18h00 às 18h30
              8 de Maio – 18h00 às 18h30
              9 de Maio – 19h00 às 19h30
             10 de Maio – 14h30 às 15h00
    Local: Auditório da Feira – Pavilhão 5 
    Massagem Desportiva
    Data: 7 de Maio – 17h00
    Org:Formed
    Local: Auditório de Feira – Pavilhão 5 
    Ikebana, Massagem Ayurvedica, Shiatsu, Thai Massage
    Data: 7 a 10 de Maio
    Org.: Org: Sakura – Centro de Terapias
    Local: Pavilhão 5, no stand do dinamizador 
    Massagem de relaxamento facial
    Data: 8 de Maio – 17h00
    Org: Portas da Mente; Informar.pt; EXPONOR
    Local: Auditório A7, no Centro de Congressos da EXPONOR 
    Nutrição Desportiva
    Data: 8 de Maio – 18h30
    Org.:Formed
    Local: Auditório da Feira – Pavilhão 5 
    Workshop «Ir às compras e trazer mais saúde»
    Data: 8 de Maio – 14h30
    Org.: Associação Portuguesa de Nutricionistas
    Local: Auditório da Feira – Pavilhão 5 
    «Música e Desenho como Terapia» – por Óscar Campos e Susana Chasse
    Data: 8 de Maio – 11h30
    Org.: Sakura – Centro de Terapias
    Local: Auditório da Feira – Pavilhão 5 
    Osteopatia
    Data: 9 de Maio – 19h00
    Org.:Formed
    Local: Auditório de Feira – Pavilhão 5 
    «Draw in Meditation» – Aprender a desenhar através da meditação
    Data: 9 de Maio – 15h00 às 18h00
    Org.: Sakura – Centro de Terapias
    Local: Auditório A5, no Centro de Congressos da EXPONOR 
    «A Saúde e os benefícios da Meditação»
    Data: 9 de Maio – 11h00
    Org.: Sakura – Centro de Terapias
    Local: Sala A8 do Centro de Congressos 
    Palestra «Aprenda a viver sem stress» – com José Micard Teixeira
    Data: 9 de Maio – 16h30 às 18h30
    Org.: Exponor
    Local: Auditório da Feira – Pavilhão 5 
    Saúde em Pé – Pé Geriátrico, Pé Pediátrico, Pé Diabético e Pé Desportista
    Data: 9 de Maio – 14h00 às 16h00
    Org.: Associação Portuguesa de Podologia
    Local: Auditório da Feira – Pavilhão 5 
    II Congresso Ibérico de Medicina Natural
    Data: 9 de Maio – 10h00 – 19h00
             10 de Maio – 10h00 – 13h00
    Org.: Instituto Português de Naturologia
    Local: Auditório B4, no Centro de Congressos da EXPONOR 
    Terapia Cranial
    Data: 9 de Maio – 11h00
    Org.:Formed
    Local: Auditório da Feira – Pavilhão 5 
    Método Louise Hay (Terapia de Desenvolvimento Pessoal) – 15h00 às 16h30
    Feng-Shui – 16h30 às 17h00
    Terapias Narrativas e Progressivas – 17h00 às 18h00
    SCIO (Ressonância Bioenergética e Quântica) – 18h00 às 18h30
    Corpos Polimórficos e Cristaloterapia – 18h30 às 19h30
    Data: 10 de Maio
    Org.: Centro Terapêutico S. Rafael
    Local: Auditório da Feira – Pavilhão 5 
    Workshop de Origami (arte japonesa de dobrar papel)
    Data: 10 de Maio – 11h30 às 13h00
    Org.: Sakura – Centro de Terapias
    Local: Auditório A5, no Centro de Congressos da EXPONOR 
    Workshop «Tai Chi e Chi Kung», pelo Mestre Xie Yingjan
    Data: 10 de Maio – 15h00 às 18h00
    Org.: Sakura – Centro de Terapias
    Local: Auditório A5, no Centro de Congressos da EXPONOR 

     RASTREIOS 

    Aconselhamento Nutricional Mimosa Mede
    Org.: CNAM – Centro de Nutrição e Alimentação Mimosa
     
    Oftalmologia, Espirometria, Electrocardiograma, Colesterol, Triglicerídeos, Glicemia, Diabetes e Tensão Arterial 
    Organização: Clínica do Mar 
     
    Cardiovascular  
    Organização: Medicil
     

AJUTEC 

    Actividades Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão
    Data: 7 de Maio
          Terapia pela Dança
    Data: 8 de Maio
          Grupo Postural e Terapia pela Música
    Data 9 de Maio
          Grupo Postural e Terapia pela Música
          Aplicação das Tecnologias de ponta em boas práticas de MFR  – 11h00
          Reabilitação pelo movimento ”Todos em Movimento” – 14h30
          Abordagens multidisciplinares inovadoras em MFR – 15h30
    Org.: Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão
    Local: Pavilhão 4, Stand B48 
    Jornadas de Enfermagem
    Data: 8 e 9 de Maio
    Org.: Formasau e Revista Sinais Vitais
    Local: Auditório Principal, no Centro de Congressos da EXPONOR, Sala Henry Tillo, no Centro de Congressos da EXPONOR 
    A abordagem centrada na pessoa com demência
    Data: 9 de Maio – 15h00 – 18h00
    Organização: APFADA – Delegação Norte 
    «Direitos e Deveres da Pessoa com  Deficiência – Conhecer para Agir»
    Data: 9 de Maio – 10h30
    Org.: Associação Portuguesa de Doentes Neuromusculares
    Local: Auditório A6, no Centro de Congressos da EXPONOR 
    «Cuidar de quem cuida – Formar e Informar»
    Data: 9 de Maio – 14h30
    Org: Associação Portuguesa de Doentes Neuromusculares
    Local: Auditório A6, no Centro de Congressos da EXPONOR 
    A abordagem centrada na pessoa com demência
    Data: 9 de Maio – 15h00 às 18h00
    Org: APFADA – Delegação Norte
    Local: Auditório A7, no Centro de Congressos da EXPONOR 
    «Dor na coluna? Saiba o que um fisioterapeuta pode fazer por si!»
    Data: 9 e 10 de Maio
    Org: Associação Portuguesa de Fisioterapeutas 

EXPODENTIS 

    «Ergonomia e os Profissionais de Medicina Dentária» 
    “A Relação Calçado e Palmilhas na Postura dos Profissionais de Medicina Dentária”
    Data: 9 de Maio
    Horário: 18h00-19h00
    Local: Auditório do EXPODENTIS – Pavilhão 1
    Sinopse: “65% dos dentistas (2 em cada 3), sofrem de problemas músculo-esqueléticos e estudos sugerem que a utilização de calçado adequado e palmilhas personalizadas reduzem significativamente as dores de pernas e costas ao mesmo tempo que melhora a postura” 
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *