Arouca, Economia, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Empresas de calçado estreiam-se em acção promocional em Angola

Doze empresas portuguesas de calçado expõem pela primeira vez, na próxima semana, os seus produtos em Angola, durante uma missão comercial no principal hotel de Luanda, anunciou a associação sectorial.

Segundo fonte da Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado (APICCAPS), a iniciativa – organizada em parceria com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) – surge na sequência da missão de prospecção realizada no ano passado naquele país.

«Angola é, cada vez mais, um mercado de elevado potencial de crescimento para as empresas portuguesas de calçado», sustenta a associação, destacando o mercado de aproximadamente 18 milhões de habitantes e as taxas de crescimento económico anual superiores a 10 por cento.

De acordo com dados da APICCAPS, em 2008 as exportações portuguesas para Angola cresceram 11,7 por cento face a 2007, para 14 milhões de euros, surgindo actualmente este mercado como «o mais relevante para as exportações portuguesas fora do continente europeu».

Segundo salienta, as exportações para aquele país africano superam as vendas para países como os EUA, Canadá, Japão ou Rússia, tendo duplicado entre 2005 e 2007, e «as perspectivas de crescimento futuro são, igualmente, animadoras».

O ano 2009 marca, segundo a associação, «a mais ampla campanha promocional de sempre» do calçado português, com mais de 120 empresas a participarem em acções promocionais em 15 mercados, num investimento total de 8,5 milhões de euros, apoiado pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *