Cultura, Póvoa de Varzim

Actividades para público infanto-juvenil comemoram 1º centenário da morte de Rocha Peixoto – P. Varzim

O serviço educativo da Biblioteca Municipal leva a cabo, até ao final do ano, várias actividades dirigidas ao público infanto-juvenil com o objectivo de dar a conhecer a vida e obra de Rocha Peixoto, numa altura em que a Póvoa de Varzim comemora o centenário da sua morte.
Entre as diferentes iniciativas encontram-se ateliers didácticos, a apresentação de um filme intitulado “Rocha Peixoto”, da autoria de Sofia de Azevedo Teixeira, a criação do “Cantinho de Rocha Peixoto” e de um guia de exploração “À descoberta de Rocha Peixoto”, a realização da oficina do livro “O que descobri de Rocha Peixoto”, sessões lúdicas e pedagógicas sobre a sua figura, um caderno de actividades intitulado “Rocha Peixoto: a brincar também se aprende” e sessões evocativas subordinadas ao tema “Ilustres Poveiros: Rocha Peixoto”.
A partir do mês de Maio, a Sala Infanto-Juvenil contará com um espaço de divulgação de Rocha Peixoto e a época em que viveu designado “Cantinho de Rocha Peixoto” onde o público infanto-juvenil será convidado a explorar aspectos singulares da sua biografia e que será complementado por um guia de exploração “À descoberta de Rocha Peixoto”, para os visitantes responderem às questões propostas sobre as diferentes facetas da vida e obra do cientista.
Ainda na Sala Infanto-Juvenil, irá decorrer a oficina do livro “O que descobri de Rocha Peixoto”, na qual depois das crianças ouvirem uma breve nota biográfica sobre Rocha Peixoto irão organizar um pequeno livro com o registo de elementos informativos e ilustrativos, ao mesmo tempo que vão adquirindo noções básicas da formação de uma brochura.
Será ainda produzido um caderno de actividades “Rocha Peixoto: a brincar também se aprende” onde, com uma linguagem apelativa à aprendizagem lúdica pedagógica, se traçará o percurso de vida de Rocha Peixoto, levando os mais pequenos a participar nessa descoberta. Neste caderno de exploração, através de pequenos textos informativos, conjugados com jogos e passatempos de diversa índole, dar-se-á a conhecer a figura do grande cientista. A actividade tem como objectivo promover a multidisciplinaridade, utilizando uma série de recursos didácticos, que pais ou educadores poderão explorar com as crianças da forma que considerarem mais adequada.
Irão também decorrer, em instituições educativas do concelho, sessões evocativas subordinadas ao tema “Ilustres Poveiros: Rocha Peixoto” onde o notável poveiro será recordado pelo trabalho e saber que dedicou ao concelho através de estudos e trabalhos sobre os pescadores, o porto de pesca, as escavações arqueológicas na Cividade de Terroso e no Castro de Laundos e a questão da naturalidade poveira de Eça de Queirós.
Ainda no âmbito das comemorações, a Biblioteca Municipal apresenta o filme “Rocha Peixoto”, que conta a vida e obra do arqueólogo, etnógrafo e bibliotecário, nascido na Póvoa de Varzim em 1866. Com a duração de 15 minutos, o filme, pensado para um público infanto-juvenil, foi realizado por Sofia de Azevedo Teixeira, Daniel Lima e Luís Lima. Os mais curiosos podem ver, na página da Biblioteca Municipal, o trailer do filme.
As escolas interessadas em participar em qualquer uma das actividades comemorativas de Rocha Peixoto organizadas pelo Serviço Educativo deverão efectuar a sua marcação com Fernanda Trovão, Coordenadora do Serviço Educativo, através do telefone 252 616000 ou do email fernandatrovao@cm-pvarzim.pt ou centenariorochapeixoto@cm-pvarzim.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *