Sociedade, Trofa

Loja Social da Trofa com mais de 5200 atendimentos de apoio à população

A Câmara Municipal da Trofa criou em 2005 uma nova valência de apoio à população, a Loja Social da Trofa. Este foi um projecto pioneiro em Portugal, que nasceu de uma parceria entre cinco instituições com intervenção na área social, além da Câmara Municipal da Trofa, fazem parte deste projecto ainda as associações a Segurança Social, a Santa Casa da Misericórdia da Trofa, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Trofa e a ASAS – Associação de Solidariedade e Acção Social.
 
Trata-se de um espaço único de atendimento personalizado e de qualidade junto da população trofense, onde os utentes podem tratar de todos os assuntos relacionados com a área social, atendimento este conduzido por uma equipa profissional devidamente preparada para a recepção, informação e tratamento de todas as situações. Este espaço permite também a criação de respostas mais adequadas aos problemas sociais vivenciados pelos utentes, a rentabilização dos recursos existentes, eliminando a sobreposições de intervenção permitindo assim, um melhor planeamento dos serviços.
 
Desde a sua criação e até Dezembro de 2008 foram realizados 5259 atendimentos a utentes/famílias do concelho da Trofa, tendo ocorrido um acréscimo significativo no número de atendimentos no ano 2008 comparativamente com os anos anteriores.
 
A criação desta valência, a Loja Social, fundamentou-se, essencialmente, na inserção social, económica, institucional, territorial e simbólico de forma a permitir o exercício pleno de cidadania de quem recorre a este serviço da autarquia trofense.
 
A implementação da Loja Social da Trofa permitiu a uniformização de todo o procedimento de Acção Social, como um espaço único para atendimento/acompanhamento social do Concelho, a criação de respostas sociais adequadas aos problemas sociais da população do concelho, a existência de um processo social único, eliminando a sobreposições de intervenção.
 
A Loja Social da Trofa é actualmente identificada por toda a população trofense, como sendo um espaço privilegiado, polivalente, especializado onde se realiza a prestação básica de informação/orientação e a prestação de respostas sociais.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *