Arouca, Cultura, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra

CULTURA/BREVES

Notícias breves de Cultura sobre acontecimentos marcados para este fim-de-semana no agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga.

AROUCA

Concerto amizade Arouca/Santos

Luís Gustavo Petri – maestro da Orquestra Sinfónica de Santos (Brasil) – dirige a Orquestra Clássica do Centro, num concerto este sábado que promove os laços afectivos entre Arouca e aquela cidade do estado de S. Paulo.
Do programa constam, entre outras, obras de Heitor Vila-Lobos, um dos mais eminentes compositores brasileiros, assinalando-se, desta forma, os 50 anos da sua morte.
O concerto realiza-se a partir das 22:00 na Igreja do Mosteiro de Arouca, numa organização da autarquia local.
Luís Gustavo Petri estreou-se como maestro em 1987, com a Orquestra Sinfónica Jovem Municipal (hoje, Orquestra Experimental de Repertório). Em 1993, foi convidado pela Prefeitura Municipal de Santos para criar a actual Orquestra Sinfónica Municipal de Santos, da qual é maestro desde 1994.
Como maestro convidado, dirigiu, entre outras, as orquestras Sinfónica Municipal de São Paulo, Sinfónica de Santo André, Sinfónica de Belo Horizonte, Filarmónica e Coral Amazonas.
Tem-se distinguido também como pianista e compositor, especialmente de bandas sonoras e música cénica.

OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Encontro de dança com bailarinos de todo o país

O I Encontro DançaNorte realiza-se entre hoje e domingo em Oliveira de Azeméis.
A escola de dança Ana Luísa Mendonça lidera o projecto que, ao longo dos três dias, proporcionará muita dança, intercâmbio de alunos de todo o país e ainda um curso intensivo nas instalações da entidade que encabeça a iniciativa.
Esta sexta-feira, no cine-teatro Caracas, às 21:30, realiza-se um espectáculo com a participação de várias escolas.
No sábado, a Gala de Bailado reunirá no mesmo palco bailarinos de companhias nacionais de dança, entre elas a Companhia Nacional de Bailado e a Companhia de Dança Contemporânea de Lisboa.
O I Encontro DançaNorte visa «constituir-se num espaço de intercâmbio profissional e de experiências entre as instituições de ensino de dança».

S. JOÃO DA MADEIRA

Espectáculo «clown» para toda a família

«A lista de convidados está cheia, a passadeira vermelha lançada!». Está tudo pronto para a inauguração. É este o ponto de partida para o espectáculo «clown» que sobe ao palco dos Paços da Cultura de S. João da Madeira, neste sábado às 15:30.
Esta representação intitulada «OLi & Mary – A Inauguração» tem como público-alvo crianças com quatro anos ou mais, podendo cada um dos pequenos espectadores ser acompanhado por dois adultos.
Trata-se de uma produção da Companhia do Chapitô, que promete «uma hilariante comédia!».

SANTA MARIA DA FEIRA

«Texturas» estreia esta sexta-feira

O espectáculo de teatro comunitário «Texturas» estreia hoje às 21:00, no âmbito do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, que este ano decorre de 28 a 31 de Maio.
O espectáculo começa junto ao Museu de Santa Maria de Lamas, no interior de um autocarro que vai transportar os intérpretes e o público até à fábrica de cortiça AJT, em Mozelos, onde prossegue a apresentação.
«”Texturas” procura homenagear e celebrar a leveza, a impermeabilidade, a aderência, a elasticidade e a resistência da cortiça, integrando-as como potencialidades nos quotidianos relacionados desta gente e desta terra», refere Hugo Cruz, director artístico do projecto.
«Texturas» é uma co-produção Imaginarius, Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua e PELE- Espaço de Contacto Social e Cultural.

VALE DE CAMBRA

«Trilhar caminhos» até Cepelos

O projecto «Trilhar Caminhos», dinamizado pela autarquia de Vale de Cambra, propõe para este domingo uma caminhada por «trilhos rupestres», com partida em Cepelos.
A concentração é nas piscinas municipais pelas 09:00 e o percurso tem uma distância de 8.000 metros com uma duração prevista de três horas.
A inscrição é gratuita.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *