Arouca, Sociedade

Arouca revive tradições da Ordem de Cister

A quinta edição do evento «Cister, Saberes e Sabores» vai animar Arouca entre sexta-feira e domingo.

A abertura está marcada para sexta-feira as 10:00, decorrendo no centro da vila, na envolvente do Mosteiro de Arouca. É uma organização da associação «Anima Património».

«É um evento cultural que concilia a divulgação das tradições da Ordem de Cister e a preservação do Património a ela ligado, como é o caso do Mosteiro de Arouca», sublinhou Manuel Bastos, da Anima Património.

O responsável referenciou, na área dos saberes, a presença de «oficinas de conservação e restauro» e de «exposições de fotografia e de pintura» e, na vertentes dos sabores, de doçaria e de «produtos da terra».

«São apresentados produtos actualmente produzidos nos terrenos que eram da Ordem de Cister», disse Bastos.

O evento conta com a participação de cerca de 20 antigos mosteiros da Ordem cisterciense.

O responsável da Anima Património referiu que está a ser preparada, a nível nacional, uma «rota de Cister, que vai envolver todos os mosteiros cistercienses». Referenciou 33 no total e disse que o objectivo será a criação de circuitos em todo o antigo património da Ordem.

«E haverá intercâmbios culturais entre os mosteiros», afirmou Manuel Bastos.

O Mosteiro de Arouca foi especialmente preparado para o «Cister, Saberes e Sabores», com um trabalho dos elementos da Anima Património que durou 15 dias. Colocaram vidros, taparam buracos e encarregaram-se da manutenção da Quinta do Mosteiro.

«A preservação do património do Mosteiro é uma das nossas preocupações», vincou Bastos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *