Cultura, Trofa

V Encontro Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil de volta à Trofa de 2 a 10 de Maio com escritores, ilustradores, exposições e encontros com as escolas

Depois do sucesso das edições anteriores, a Câmara Municipal da Trofa promove, de 2 a 10 de Maio, o V Encontro Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil. 

Durante uma semana, a Casa da Cultura da Trofa recebe escritores, ilustradores lusófonos, exposições, encontros com escolas, formação, apresentação de livros e a IX Feira do Livro. 

Para esta edição marcarão presença os escritores e ilustradores Alexandre Parafita, Ana Bárbara de Santo António, Ana Saldanha, Inácio Nuno Pignatelli, José Cardoso Marques, Lourdes Custódio, Manuela Monteiro, Margarida Fonseca Santos, Marcus Tafuri, Ondjaki e Valter Hugo Mãe, autor da letra do Hino Trofa 10 Anos. 

Encontro com as escolas

Os escritores presentes terão vários encontros com as escolas, proporcionando às crianças uma oportunidade de falar com os autores que têm estudado. Assim, no dia 4 de Maio, os alunos irão encontrar-se com Inácio Nuno Pignatelli, Manuela Monteiro e Ondjaki e no dia 5 de Maio será a vez de Ondjaki e Ana Bárbara de Santo António encontrarem-se com as escolas. No dia 6 de Maio será Ana Saldanha, no dia 7 de Maio os alunos estarão com José Cardoso Marques, Lourdes Custódio e Marcus Tafuri e a 8 de Maio os alunos estarão com Alexandre Parafita, Marcus Tafuri e Valter Hugo Mãe. 

De salientar que esta edição do Encontro Lusófono de Literatura Infanto-juvenil contará com a visita de mais de 2000 alunos de escolas de todos os níveis de ensino do concelho. 

Apresentação de livros

O encontro Lusófono continua com apresentação de livros, de destacar no dia 4 de Maio pelas 14h00 a apresentação do livro “A casa da Romãzeira – História com Abril dentro” texto de Manuela Monteiro.

No dia 5 de Maio, pelas 11h30 será a vez do livro “Russa, a Bruxinha Tecedeira” com texto de Ana Bárbara de Santo António e ilustração de Isabel Menezes. A 10 de Maio, pelas 17h00 será apresentado o livro “Este lago não existe” de Vítor Burity da Silva. 

Formação

Para este ano a autarquia trofense não deixa a formação de lado, assim no dia 5 de Maio, das 17h00 às 20h00 haverá uma formação sobre “Um olhar itinerante pela literatura lusófona: visões da língua portuguesa” com Maria José Guimarães.

No dia 7 de Maio, também entre as 17h00 e as 20h00 será o “Acordo Ortográfico da língua portuguesa: o que muda na escrita portuguesa” que estará em cima da mesa, com a presença de Joaquim dos Santos Barbosa.

A última sessão de formação decorre no dia 9 de Maio entre as 9h30 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 17h00 com Margarida Fonseca Santos – CLIC que falará sobre “Escrever para ler”. 

Exposições

Este Encontro fica ainda marcado pela inauguração da Exposição de ilustração “O princípio de todas as coisas” de Fátima Silva, autora vencedora do prémio ilustração do Concurso Literário da Trofa 2007 e ainda a exposição de pintura e desenho “Malangatana” da autoria de Malangatana. Estas exposições ficarão patentes na Casa da Cultura de 2 a 30 de Maio. 

Animação

Ao longo de todo o Encontro Lusófono haverá animação feita pelas escolas do concelho. No dia 2 de Maio a apresentação de projectos culturais infantis desenvolvidos pela autarquia trofense, Meninos Cantores do Município da Trofa e Escola de Ballet de S. Romão do Coronado, pelas 21h30.

No dia 3 de Maio será a Apresentação do Plano Concelhio de Animação da Leitura, pelas 15h00, pelas 17h00 haverá a Feira da Dança e às 21h00 Orquestra Ritmos Ligeiros.

No dia 4 de Maio pelas 10h00 Espectáculo “O sobe montanhas” : 10 anos de Inácio Nuno Pignatelli, pelas 21h00 Espectáculo do Agrupamento de Escolas de Coronado e Covelas e Espectáculo do Curso Profissional de Animador Sociocultural da Escola Secundária da Trofa.

No dia 5 de Maio, pelas 21h00, espectáculo do Agrupamento de Escolas da Trofa, no dia 6 de Maio será a vez do Agrupamento de Escolas do Castro, no dia 7 de Maio será o Agrupamento de Escolas da Trofa tal como no dia 8 de Maio pelas 21h00.

No dia 9 de Maio pelas 18h00 sobem ao palco os Meninos Cantores do Município da Trofa, o Grupo Coral Infanto-juvenil da Casa de Gaia, Santa Maria da Feira e o Coro Infantil de Óbidos. 

No dia 5 de Maio as crianças presentes na casa da Cultura terão a oportunidade de assistir ao espectáculo promovido pelos Contrabandistas de Estórias com sessões às 10h00 e às 11h30. 

Feira do Livro

Ao longo de todos o Encontro Lusófono decorrerá a IX Feira do Livro, de segunda a sábado das 9h30 às 23h00 e aos domingos das 15h00 às 22h00, na Casa da Cultura da Trofa.

Com o decorrer da Feira do Livro a autarquia trofense promove sessões de autógrafos com os escritores e ilustradores presentes no Encontro.

Desta forma, no dia 4 de Maio, pelas 17h00, será a vês dos escritores Manuela Monteiro e Ondjaki, no dia 5 de Maio, pelas 16h45, será a vez de Ana Bárbara de Santo António, no dia 6 de Maio estará presente na Feira do Livro Ana Sandanha, enquanto que Marcus Tafuri, Lourdes Custódio e o ilustrador José Cardoso Marques estarão no dia 7 de Maio, pelas 16h45 na sessão de autógrafos.

No dia 8 de Maio, pelas 17h00, marcarão presença na sessão de autógrafos Alexandre Parafita e Valter Hugo Mãe. 
 

Espectáculo “Músicas do Mundo” com Rão Ryao, Eleutério Sanches e Carlos Sanches

O último dia do Encontro Lusófono de Literatura Infanto-juvenil contará com um espectáculo musical intitulado “Músicas do Mundo”. A Casa da Cultura da Trofa abre as suas portas para receber Rão Kyao, Eleutério Sanches e Carlos Sanches. A autarquia trofense convida todos a assistirem a este concerto com músicas representativas de várias partes do mundo, no dia 10 de Maio pelas 21h30. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Parabéns à Câmara m. da Trofa e parbéns à Casa da Cultura da Trofa, que continuem por muitos anos a promoverem estes encontros tão necessários ao nosso crescimento cultural e não só, parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *