Póvoa de Varzim, Sociedade

São Pedro de Rates na próxima edição da Biblioteca Poveira – P. Varzim

No próximo domingo, 26 de Abril, às 19h30, será apresentado, na Junta de Freguesia de Rates, o número 22 da colecção Na Linha do Horizonte Biblioteca Poveira, S. Pedro de Rates e outros casos verdadeiros de Lino de Miranda.
Esta obra, que conheceu a sua primeira publicação em 1985, editada pela Associação de Amizade de S. Pedro de Rates, é agora reeditada “numa colectânea de «casos verdadeiros» que, conforme o propósito do autor e a esperança de quantos puderam lê-lo, nunca estaria concluída e teria, portanto, a continuidade que nos trouxesse de volta as velhas «saudades de Rates, dos lugares, dos tempos, das pessoas, da fala, da maneira de cantar ratenses»”, refere Armindo Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates, no prefácio da 2ª edição.
Sobre o livro, Armindo Ferreira acrescenta ainda que “acabou, afinal, registo único e escasso da vasta galeria de estórias que se foram sedimentando na memória de Lino de Miranda e o acompanharam sempre como um dos melhores testemunhos da identidade, da cultura e do carácter da sua Terra. Porque ele sabia quanto esta faceta imaterial do retrato de S. Pedro de Rates era importante para atestar a singularidade dos seus conterrâneos”.
Sobre o autor
Lino de Miranda nasceu em São Pedro de Rates, em 1941, vindo a falecer com apenas 49 anos, no Brasil.
Estudou em Rates, no Liceu da Póvoa de Varzim, na Universidade de Coimbra (Filologia Clássica), na Faculdade Objectivo, de S. Paulo (Administração de Empresas) e na Universidade Estadual Paulista, S.P. – Brasil (Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada).
Foi professor no ensino secundário particular, no preparatório, no secundário e nas universidades do Amazonas, Estadual Paulista e Católica Portuguesa.
Também exerceu cargos públicos e políticos, foi Vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Presidente da Comissão Municipal de Turismo.
É autor do livro de poemas Para Helena (Coimbra, 1964) e do estudo «O Presságio» de J. Anastácio da Cunha (Tomar, 1968). Publicou NOSTOS (Póvoa de Varzim, 1984), A Praça dos Espelhos (Vila do Conde, 1986) e colaborou numa obra de narrativas curtas, Fabulário Fabuloso (Vila do Conde, 1986). Realizou a sua tese sobre Platão, Para uma poética de Platão: ÍON (UNESP, Campus de Assis, S. Paulo, 1982). Para além destas publicações, tem colaboração dispersa por jornais e revistas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *