Desporto, Trofa

Clube Académico da Trofa a excelência de um clube de sucesso

O Clube Académico da Trofa foi constituído por escritura pública em 24 de Maio de 2004. A 8 de Junho de 2004, o Clube Académico da Trofa filia-se na Associação de Voleibol do Porto e, um mês depois, a 8 de Julho desse mesmo ano, a Federação Portuguesa de Voleibol confirma os requisitos necessários e o acesso directo à participação do Clube na Divisão A1 do Campeonato Nacional.
A primeira época desportiva arranca em Setembro, com o início dos treinos e, com uma semana apenas, o CAT participa e ganha o seu primeiro Troféu de Vencedor do Torneio da Lousã. Nesse mesmo mês, vence o primeiro Torneio do CAT, Município da Trofa, que decorreu nos dias 17, 18 e 19. Neste primeiro mês de actividade desportiva, houve ainda tempo para vencer o “V Torneio Cidade de Famalicão”, que se realizou na última semana do mês.
No seu primeiro mês de actividade, o CAT venceu três torneios, todos aqueles em que participou.
 
Lançada definitivamente a equipa Sénior do CAT, deu-se início ao processo de captação de jovens para as camadas de formação. Pretendeu-se sempre que o CAT fosse um projecto vencedor, como tal iniciou-se a construção dos seus alicerces, com a constituição de um grupo vasto de jovens em formação.
Outubro marca o início do Campeonato. Em 3 de Outubro de 2004, pelas 17h00, o árbitro dá início ao primeiro jogo do Campeonato Nacional em que o CAT participa. Com ele a primeira vitória sobre o Leixões por 3-0.
 
Em 22 de Dezembro de 2004 é assinado o “Protocolo de Parceria estratégica entre a Câmara Municipal da Trofa e o CAT”, visando promover o desenvolvimento da modalidade de voleibol para o concelho da Trofa, parceria que se tem renovado anualmente em virtude dos resultados obtidos pelo Clube nesta comunidade e da confiança que o Município deposita nesta instituição ao nível desportivo.
 
O ano de 2004, em termos desportivos, termina da melhor forma: Primeira vitoria Internacional, resultado da participação no “Torneio Internacional Cidade de Ávila”, que se realizou nos dias 28 e 29 de Dezembro, em Espanha.
 
Em Janeiro de 2005 e, mesmo sendo o início da estruturação da modalidade no concelho da Trofa, o CAT tinha já nas suas camadas jovens cerca de 30 atletas dos escalões “minis” e “iniciados” a treinar regularmente. Este número duplicou até ao final da época e actualmente entre os escalões “minis”, “iniciados”, “juvenis” e “juniores” treinam e competem pelo CAT cerca de 60 atletas.
Em 23 de Janeiro de 2005, o CAT/Real Seguros garante o primeiro lugar no final da primeira fase do Campeonato Nacional, com uma vitória expressiva por 3-0 sobre o Câmara de Lobos.
 
As vitórias continuam pela segunda fase em simultâneo com a competição da Taça de Portugal. Em 19 de Fevereiro de 2005 o Clube Académico da Trofa vence a Primeira Taça de Portugal, assegurando a sua presença nas Competições Europeias de Voleibol feminino.
Em 3, 10 e 17 de Abril de 2005, o CAT/Real Seguros vence o Sport Madeira e sagra-se Campeão Nacional de Voleibol Sénior Feminino, atingindo todos os objectivos delineados para a época e fazendo um pleno de vitórias.
Com a vitória no Campeonato Nacional, o CAT/ Real Seguros reforça a sua presença nas competições europeias de Voleibol feminino, tornando-se, desta forma, o maior embaixador do concelho da Trofa na área do Desporto e de Portugal no Voleibol Feminino.
Iguais feitos se realizaram nas épocas seguintes: O CAT/Real Seguros venceu o Campeonato Nacional nas épocas 2006/2007 e 2007/2008. Venceu a Taça de Portugal nas épocas 2005/2006 e 2006/2007. Sagrou-se Vice-Campeão Nacional na época 2005/2006.
Em 28 de Abril de 2005, em Sessão Solene de Homenagem aos campeões, a Câmara Municipal da Trofa atribuiu as faixas de Campeões Nacionais às Atletas, Equipa Técnica e Dirigentes, realçando os feitos únicos no Desporto do concelho e no Voleibol Nacional.
Em 29 de Abril de 2005, em Reunião de Direcção da Associação de Voleibol do Porto, foi atribuído um Louvor ao CAT pela brilhante conquista da Taça de Portugal e do Campeonato Nacional.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *