Cultura, Santa Maria da Feira

Arrifana revive «episódio» das invasões francesas – Sta. Maria da Feira

A vila de Arrifana vai viver este domingo a recriação histórica de «Os Quintados de Arrifana», que decorrerá das 15:00 às 18:00.

A encenação faz parte das comemorações do «Bicentenário das Invasões Francesas em Arrifana», que termina precisamente este domingo. E vai «ocupar» o Acampamento situado na área do recinto ferial, assim como as ruas da vila, a Igreja Matriz e a zona da Buciqueira.

A partir das 18:30, vai realizar-se uma «marcha em continência em homenagem aos fuzilados», que se dirigirá à bandeira do centenário e ao Monumento aos Mártires.

O dia final do evento culminará num concerto pela Banda Militar do Porto, que terá início às 21:30.

O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, presidirá à Missão e bênção da bandeira do centenário, que vai decorrer a partir das 11:00, na Igreja Matriz de Arrifana.

Roberto Carlos, o director da comissão organizadora, realçou a «grande adesão» da comunidade de Arrifana às actividades do «Bicentenário», sublinhando «o envolvimento da sociedade civil».

O responsável descreveu a recriação de domingo como «uma recordação dos 62 arrifanenses fuzilados há 200 anos». Disse que é imperioso «lembrar quem deu o seu sangue» e quem se opôs «ao invasor».

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *