Educação, Póvoa de Varzim, Sociedade, Vila do Conde

Fórum “Acessibilidades para a Vida: Educação e Trabalho – uma realidade de/para todos” – dia 23 – P. Varzim

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim organiza o Fórum “Acessibilidades para a Vida: Educação e Trabalho – uma realidade de/para todos”, em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde, que terá lugar no próximo dia 23 de Abril, no Auditório Municipal de Vila do Conde.Esta iniciativa resulta de decisão do Conselho Metropolitano de Vereadores da Educação e do Provedor Metropolitano de Cidadãos com Deficiência e é promovida pela Área Metropolitana do Porto (AMP) com o objectivo de valorizar a pessoa com deficiência, apelar à responsabilidade social dos diversos agentes e consciencializar para o exercício do direito de uma cidadania activa e integradora por parte de todos os membros da comunidade.
O Fórum tem início marcado para as 9h30, com a abertura do secretariado meia hora antes, e a Sessão de Abertura conta com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, dos presidentes das autarquias da Póvoa de Varzim, José Macedo Vieira, e Vila do Conde, Mário Almeida, do Administrador Executivo da AMP, Emídio Gomes, e do Provedor Metropolitano dos Cidadãos com Deficiência, João Cottim Oliveira.
Num primeiro painel, moderado por Luís Diamantino, Vereador da Educação e Acção Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a decorrer pelas 10h15, será abordado o tema “Educação – direito a um percurso competente e não diferente” e contará com a participação de Elisa Ferraz, do Madi – Centro de Recursos Educativo de Vila do Conde e Filomena Pereira, da Direcção-Geral da Inovação Educativa. Ana Serrano, do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho e Luís Rocha serão os comentadores deste painel.
Às 14h45 terá lugar um segundo painel sobre “Formação Profissional/Emprego – igualdade de oportunidades baseada na competência e não na diferença”, moderado por Elisa Ferraz e com as intervenções de Jerónimo Sousa, do Centro de Reabilitação Profissional de Gaia, e Leonardo Conceição, do Instituto de Emprego e Formação Profissional. Como comentadores deste painel, Luís Roque, do Cercifafe, e José Cottim Oliveira, da Associação Nacional de Jovens Empresários.
Haverá ainda lugar para Momentos Artísticos proporcionado pelos utentes do MAPADI (Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual), do MADI (Movimento de Apoio ao Diminuído Intelectual) e do Centro de Apoio e Reabilitação de Pessoas com Deficiência de Touguinha.
O programa completo está disponível para consulta e download no portal municipal, onde poderá ainda ter acesso à ficha de inscrição.
As inscrições no Fórum são gratuitas e poderão ser efectuadas até 17 de Abril via email amp@amp.pt ou por fax 222 084 099.
Através de temas aglutinadores como a Educação e a Formação Profissional/Emprego pretende-se fomentar o debate sobre a construção de percursos educativos/formativos e profissionais dos cidadãos com deficiência e o papel das entidades públicas, privadas e da comunidade neste processo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *