Póvoa de Varzim, Sociedade

Terminou mais uma edição da Colónia de Férias da Páscoa – P. Varzim

Actividades culturais, desportivas e de lazer fizeram parte do programa da Colónia de Férias da Páscoa “Descobrir a Brincar”, que terminou na passada sexta-feira, 10 de Abril.
Organizada pelo Pelouro da Acção Social, a colónia envolveu a participação de 45 crianças e adolescentes entre os 6 e os 13 anos, apoiados por um grupo de voluntários, provenientes da Bolsa de Voluntários e da Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim, entre os 15 e os 23 anos.
Entre as actividades culturais contam-se as múltiplas visitas a espaços não só da Póvoa de Varzim como de outros concelhos. Assim, para além do Museu Municipal de História e Etnografia da Póvoa de Varzim, os participantes visitaram ainda o Corredor Ecológico, o Parque e o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, em Valongo. Em Aveiro, conheceram não só o Ecomuseu de Troncalhada, como a Fábrica Centro Ciência Viva e, em Monte Real, visitaram a Base Aérea. Na Marinha Grande, tiveram a oportunidade de visitar uma Fábrica de Vidro.
 
“Descobrir a Brincar”, edição da Páscoa, terminou com o visionamento do filme Monstros Vs. Alliens, num cinema em Vila Nova de Gaia, e um conjunto de ateliês didácticos, que incluíram a pintura de ovos e jogos tradicionais.
Em suma, a Colónia de Férias é muito mais do que uma simples opção de ocupação de tempos livres, no período das férias escolares. Apresenta-se antes como uma excelente ferramenta para a criação de laços de amizade entre os participantes, que partilham momentos de lazer e brincadeira, proporcionados pelas várias actividades organizadas. É também uma das acções que a autarquia insere no seu Plano Municipal de Prevenção Primária das Toxicodependências e que, dada a sua importância e o seu sucesso entre os participantes, se realiza três vezes por ano: na Páscoa, no Natal e no Verão.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *