Arouca, Cultura, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra

CULTURA/BREVES

Notícias breves de Cultura sobre acontecimentos marcados para este fim-de-semana no agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga.

AROUCA

Biblioteca recebe ilustração de Gémeo Luís

O ilustrador Gémeo Luís – vencedor do Prémio Nacional de Ilustração 2005 – mostra alguns dos seus trabalhos na Biblioteca Municipal de Arouca até dia 30.
A exposição «Recontar, recortar» pode ser vista de segunda a sexta-feira, entre as 10:00 e as 18:00.
Gémeo Luís (Luís Mendonça) nasceu em Lourenço Marques, actual Maputo (Moçambique), em 1965.
Lecciona na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tendo recebido a Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração 2002, pela ilustração do livro «Grávida no Coração» (texto de Paula Pinto da Silva, Campo das Letras, 2002).
Venceu o Prémio Nacional de Ilustração 2005, com o título «O Quê Que Quem», com textos de Eugénio Roda.

OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Cartoons de Onofre Varela

O Art Club, em Oliveira de Azeméis, mantém patente uma exposição de cartoons da autoria de Onofre Varela.
Onofre Varela nasceu no Porto em 1944, estudou pintura e exerceu a actividade de desenhador gráfico em litografia e agências de publicidade, antes de abraçar a carreira de jornalista, em 1970, no jornal O Primeiro de Janeiro.
Colaborou com a RTP, desenhando em directo a informação meteorológica no programa «Às Dez» e animando espaços infantis. Foi caricaturista e ilustrador principal no Jornal de Notícias, onde também escreveu artigos de opinião, crónicas e entrevistas.
Premiado em Portugal e no estrangeiro nas áreas da caricatura e da criação de logótipos, expôs os seus trabalhos em Portugal, Espanha, França, Turquia, Macau e Brasil.

S. JOÃO DA MADEIRA

«Poesia Experimental Portuguesa» nos Paços da Cultura

«Poesia Experimental Portuguesa» é o título da exposição, da colecção da Fundação Serralves, patente nos Paços da Cultura de S. João da Madeira.
A mostra recupera e apresenta – segundo nota da organização – «obras paradigmáticas de uma intervenção experimental realizada entre a década de 60 e a década de 80».
Entre outros autores são apresentadas obras de Ana Hatherly, António Aragão, António Barros, Ernesto Melo e Castro, Fernando Aguiar, Salette Tavares e Silvestre Pestana.
A exposição pode ser vista esta sexta-feira, sábado e segunda-feira (14:00-24:00).

SANTA MARIA DA FEIRA

«Vicky Cristina Barcelona» é proposta do cineclube

O filme «Vicky Cristina Barcelona», de Woody Allen, é a proposta do Cineclube da Feira para este domingo no auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.
A sessão – marcada para as 21:45 – insere-se na programação do Cineclube da Feira, que esta quinta-feira assinalou o seu 14º aniversário.
«Vicky Cristina Barcelona» – com Javier Bardem, Penélope Cruz, Scarlett Johansson e Patricia Clarkson – foi rodado no passado ano em Espanha.

VALE DE CAMBRA

«Ilustração no Feminino» na biblioteca

A exposição «Ilustração no Feminino» é a proposta da Biblioteca Municipal de Vale de Cambra para este fim-de-semana.
São cerca de 100 obras que representam a interpretação, por mais de 30 artistas portuguesas, do texto russo «A minha mãe é a mais bela do mundo».
Com entrada livre, a exposição está patente até dia 14, de segunda a sexta-feira (10:00-18:00) e aos sábados (10:00-13:00).
A mostra – da responsabilidade da Junta de Freguesia de S. João da Madeira – é organizada pela autarquia de Vale de Cambra.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *