Educação, Matosinhos

Educação em Matosinhos

A Educação esteve em foco no dia 27 de Março com a visita do Secretário de Estado da Educação, Dr. Valter Lemos, ao concelho de Matosinhos. Recebido pelo Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, ambos deslocaram-se de manhã à EB1/JI Quatro Caminhos, na Senhora da Hora, a fim de inaugurar este estabelecimento de ensino que foi alvo de obras de remodelação e ampliação, com o objectivo de recuperar o edifício existente e dotá-lo de melhores condições para o desenvolvimento pleno das actividades lectivas e de apoio ao ensino.

A remodelação desta escola permitiu o aumento do número de salas de aula para 7 (uma sala de actividades para a educação pré-escolar e 6 salas de aula para o 1º ciclo do ensino básico), a disponibilização de um espaço exclusivo para a biblioteca, a criação de um refeitório, uma sala de reuniões de professores e atendimentos aos pais. No espaço exterior, foram instalados um campo de jogos e um parque infantil.

O projecto conservou, quase na totalidade, a imagem exterior do edifício existente, construindo-se um novo corpo de expressão mais actual.

Neste momento, a Escola reúne todas as condições para funcionar integralmente em Regime de Funcionamento Normal, permitindo também a concretização/implementação do projecto Escola a Tempo Inteiro. Estas duas realidades congregadas, na EB/JI, são fundamentais para a promoção do sucesso escolar e para o desenvolvimento holístico das 175 crianças que a frequentam actualmente.

Posteriormente, e sempre acompanhados pelo Vereador da Educação, Prof. Correia Pinto, e pela Directora Regional de Educação do Norte, Dra. Margarida Moreira, Presidente da Câmara e Secretário de Estado deslocaram-se à freguesia de Custóias, onde irá nascer uma nova escola – EB1/JI Quinta do Vieira. Aqui, após assinarem o auto de consignação dos trabalhos, juntaram-se a dezenas de crianças e procederam ao acto de lançamento da primeira pedra, onde foi inserido um papiro com as assinaturas do Presidente da Câmara, do Secretário de Estado da Educação e do Presidente da Junta de Freguesia de Custóias, José Tunes, no qual se comprometem à construção desta obra.

A construção da EB1/JI Quinta do Vieira visa, por um lado, receber os alunos da EB1 de Esposade e, por outro, permitir o descongestionamento da EB1/JI Prof. Elvira Valente. Este novo equipamento educativo dará resposta às necessidades educativas de aproximadamente 300 crianças e integrará a educação pré-escolar e o ensino básico do 1º ciclo, dispondo de 2 salas de actividades para o jardim-de-infância e 10 salas de aula para o 1º ciclo. Serão também contempladas, neste projecto, todas as áreas pedagógicas complementares e instalações de apoio necessárias ao bom funcionamento da escola, nomeadamente biblioteca, sala polivalente, refeitório com cozinha, sala de professores, campo de jogos e parque infantil.

À tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, realizou-se uma reunião de trabalho com Agrupamentos, Escolas Secundárias, Empresários e outras instituições de formação. Conduzida pelo Presidente da Câmara, a reunião teve os seguintes pontos de agenda: balanço da oferta formativa do concelho dos últimos três anos e a apresentação das propostas formativas para o próximo ano lectivo (2008/2009); apresentação do projecto “Intervenção Precoce na Aprendizagem da Leitura e da Escrita” e os resultados obtidos dos três anos da sua implementação; e apresentação da proposta do modelo educativo dos 3 aos 12 anos de escolaridade da escola EB1/JI Quinta de S. Gens.

Durante a reunião foram referidos os novos projectos de requalificação do parque escolar do concelho, com destaque para a construção das novas EBI/JI de Matosinhos e EBI/JI de Leça da Palmeira.

Foram ainda anunciadas pelo Secretário de Estado da Educação algumas medidas para a requalificação do parque escolar das escolas secundárias Augusto Gomes, em Matosinhos, Boa Nova, em Leça da Palmeira e Padrão da Légua, em Custóias. No caso da Escola Secundária Abel Salazar, em S. Mamede de Infesta, vai ser estudada uma solução que permita abreviar a intervenção. Relativamente ao projecto da EB1/JI da Quinta de S. Gens, considerado de carácter inovador, que pretende dar uma resposta educativa desde a educação pré-escolar até ao 2º ciclo do ensino básico, vai ser analisado para posterior decisão. A criação de cursos profissionais na área da Restauração e Hotelaria na Escola Profissional Alternância, de enorme importância em Matosinhos, também será analisada pelo Ministério da Educação.

No final da reunião foi evidente a satisfação do Secretário de Estado da Educação que elogiou o trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver em matéria de educação no concelho de Matosinhos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. sou destribuidor de frutas e legumes e gostaria de concorrer aos concursos publicos para fornecer as varias
    escolas e centros de dia existentes no concelho de matosinhos. tenho todas as codições necessarias para ser fornecedor de escolas e com muito competitivos.telm: 917 828 851

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *