Economia, Póvoa de Varzim

Discute-se Economia na Póvoa de Varzim até domingo

O 10º Encontro Nacional de Estudantes de Economia está a decorrer na Póvoa de Varzim, no Novotel Vermar, até ao próximo dia 5. Organizado, este ano, pela Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa do Porto, o encontro conta com a participação de conhecidos economistas e empresários do país nos painéis de discussão, estando ainda prevista a participação de Manuel Pinho, Ministro da Economia, na Sessão de Encerramento.
Afonso Oliveira, Vereador do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico da Câmara Municipal participou ontem na Sessão de Abertura, juntamente com João Saracho, director do 10º Encontro e Álvaro Nascimento, Director da Faculdade de Economia da Universidade Católica Portuguesa, dando as boas-vindas aos mais de meio milhar de estudantes presentes, provenientes de faculdades de economia de todo o país. Destacando a aposta da Póvoa de Varzim em receber e organizar eventos de grande magnitude, até porque a cidade goza de excelentes estruturas, o Vereador considerou que tal representa um impacto positivo na economia do concelho, referindo ser igualmente importante saber receber as pessoas.
Sobre o Encontro Nacional, Afonso Oliveira não deixou de destacar a qualidade dos oradores convidados e a importância dos temas discutidos, que considera actuais, afirmando que se se encontrasse uma solução para todos os temas, os problemas económicos mundiais seriam todos resolvidos.

Entre esses temas, discute-se hoje à tarde, às 14h30, os “Mercados Financeiros e Regulação”, com as participações de Carlos Tavares, Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Costa Pinto, Presidente do Conselho de Administração Executiva da Caixa Central. Às 17h00 o tema prende-se com o “Papel do Estado na Economia”, sendo o painel constituído por António Borges, ex-Vice-Presidente da Goldman Sachs, Daniel Bessa, ex-Ministro da Economia e José Reis, Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
No sábado, 4 de Abril, os trabalhos são retomados às 14h30 com o tema “Proteccionismo e Globalização”, estando presentes João César das Neves, Professor da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, Arlindo Cunha, ex-Ministro da Agricultura e o Eurodeputado Carlos Coelho. Às 17h00 “Empresários e Gestores” é o tema que encerra os painéis de discussão, sendo oradores Fortunato Frederico, CEO do Grupo Kyaia, Filipe Vila Nova, CEO da Salsa e António Ambrósio, CEO da empresa Tintas 2000. A Sessão de Encerramento é às 19h00, com o Ministro da Economia, Manuel Pinho.
O 10º Encontro Nacional de Estudantes de Economia chega ao fim no domingo, com a eleição, às 12h00, da faculdade que irá organizar, em 2010, o 11º Encontro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *