Educação, Santo Tirso

Câmara municipal assegura o financiamentopara a construção da EBI S. Tomé de Negrelos/Ponte – Santo Tirso

Numa cerimónia pública que decorreu em Caparide, (Cascais), no passado 30 de Março, e na qual participaram o Primeiro-Ministro, José Sócrates, a Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e o Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, o Governo – representado pelo Secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, celebrou com a Câmara Municipal de Santo Tirso – representada pelo Presidente Castro Fernandes – um protocolo para a construção da EBI S. Tomé de Negrelos/Ponte. O novo estabelecimento de ensino, a implantar na Vila de S. Tomé de Negrelos, vai custar sete milhões de euros. 
 

Com a assinatura deste protocolo – através do qual a Câmara Municipal de Santo Tirso garante um apoio financeiro de mais quatro milhões de euros para a construção da EBI S. Tomé de Negrelos/Ponte – fica assegurada a totalidade da verba (7, 3 milhões de euros) a investir na nova EBI do concelho. Isto depois de a Câmara Municipal ter conseguido o montante de 1, 8 milhões através do programa comunitário ON2 e de o montante restante (cerca de 1, 5 milhões) representar a parte que corresponde ao investimento municipal. Assim sendo, só falta lançar a obra a concurso público que, estamos certos, estará para muito breve. 

Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, “este é, claramente, o maior investimento alguma vez feito no Concelho de Santo Tirso na área da Educação”.

Refira-se que na cerimónia que decorreu em Cascais, o Primeiro-Ministro, José Sócrates, anunciou “um investimento de 175 milhões de euros” para a requalificação de “50 escolas básicas do país”, adiantou que a execução das obras “caberiam às Autarquias”, classificando esta transferência de competências “a maior operação de descentralização política feita nos últimos anos”. È que até agora as escolas EB 2,3 estavam sob a alçada do Ministério da Educação, mas tendo em vista a celeridade na execução destas obras, o Governo decidiu assinar protocolos com algumas autarquias de todo o país, entre as quais a Câmara Municipal de Santo Tirso. 
 

A EBI S. Tomé de Negrelos/Ponte – Uma escola do futuro 

A nova EBI S. Tomé de Negrelos/Ponte vai ser uma escola do futuro, uma escola verde. Onde não serão esquecidas (antes, relevadas) as questões relacionadas com a eficiência energética, garantindo elevados níveis de conforto térmico e acústico.  

A nova escola ficará implantada num terreno com 27 195 m2 – adquirido pela Câmara Municipal por cerca de 360 mil euros – e vai integrar o Pré-escolar, o 1º Ciclo Ensino Básico, o 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e, ainda, a Escola da Ponte.  

Vai dispor de um pavilhão desportivo com 1 688 m2 e os espaços exteriores integram um Parque infantil, uma Área Desportiva de ar livre e uma Área de Pomar e Hortas. Existirão fora do perímetro da escola duas áreas distintas para aparcamento: uma para professores e encarregados de educação e outra para utilizadores das instalações desportivas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *