Cultura, Póvoa de Varzim

Exposição sobre a tradição da visita às Igrejas na Quinta-feira Santa, no Museu Municipal – P. Varzim

image006eAssociando-se às celebrações da Semana Santa, o Museu Municipal da Póvoa de Varzim leva a cabo uma exposição fotográfica intitulada “As festividades da Páscoa: a tradição da visita às Igrejas na Quinta-Feira Santa”.
Esta estará patente de 4 a 30 de Abril, no pátio coberto do Museu, e irá ilustrar as decorações das Igrejas em anos anteriores em diferentes painéis com fotografias.
A integrar as cerimónias da Semana Santa, foi crescendo o costume de arranjar as igrejas e capelas com maior cuidado, algumas das quais com encenações alusivas à quadra pascal, que ficam abertas até cerca das 24 horas de quinta-feira para serem visitadas pelos fiéis. Participam nesta tradição (que lembra o costume de se visitarem sete igrejas e basílicas em Roma) normalmente oito templos na cidade da Póvoa: Igreja Matriz; Igreja da Misericórdia; Capela de Nossa Senhora das Dores; Capela do Senhor do Bonfim; Igreja de S. José de Ribamar; Capela de Nossa Senhora do Desterro; Capela de S. Roque/S. Tiago; Igreja de Nossa Senhora da Lapa.
A este propósito, para que as pessoas possam visitar a exposição no próprio dia em que visitam as igrejas, o Museu Municipal estará aberto entre as 21h00 e as 24h00 de 9 de Abril, Quinta-feira Santa. A entrada é livre.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *