Santa Maria da Feira, Turismo

Câmara de Santa Maria da Feira tem projecto turístico para o Porto de Carvoeiro

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira tem um projecto para transformar o antigo Porto de Carvoeiro, de Canedo, num ancoradouro para barcos de recreio. A autarquia aguarda que o Instituto de Navegabilidade do Douro (IND) avance com o respectivo concurso.

«Queremos que seja realizada uma grande intervenção no Porto de Carvoeiro, no sentido de o reabilitar e de o transformar num Porto para barcos turísticos», sublinhou Alfredo Henriques.

O autarca falava à margem de uma assembleia geral da Associação Ibérica dos Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD) recentemente realizada no Castelo da Feira. E salientou que esta entidade apoia as intenções da Autarquia de Santa Maria da Feira.

Alfredo Henriques afirmou, ainda, que a «a responsabilidade» de concretizar o projecto é do IND. E registou que a EDP já criou no local «um pequeno Porto» para o seu serviço. Mas a Edilidade quer ir mais além.

O Porto de Carvoeiro foi de grande relevância no século XIX e primeiras três décadas do século XX, nomeadamente no transporte para a cidade do Porto de matérias-primas como o carvão. Foi submergido aquando da construção da Barragem de Crestuma/Lever.

Artigo AnteriorPróximo Artigo