Santa Maria da Feira, Sociedade

Municípios ribeirinhos do Douro reunidos no castelo – Sta. Maria da Feira

A próxima assembleia-geral da Associação Ibérica dos Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD), marcada para quarta-feira, realiza-se no Castelo de Santa Maria da Feira, anunciou fonte da autarquia.

O encontro – segundo a mesma fonte – visa «reforçar o diálogo transfronteiriço e divulgar um conjunto de medidas concretas, nomeadamente a apresentação de candidaturas a projectos comunitários, no sentido de promover o desenvolvimento sustentável do Douro».

A organização prevê a participação de representantes de 52 municípios espanhóis e portugueses que integram o organismo criado em 1994.

A AIMRD surgiu da vontade de diversas localidades – situadas nas margens do Douro – de criar «um órgão capaz de ocupar-se da cooperação transfronteiriça entre Espanha e Portugal, assim como de tentar conseguir a consecução de um projecto económico e ecológico comum».

Em Portugal, a AIMRD está sedeada em Penafiel e é a única organização hispano-portuguesa que trabalha em defesa dos interesses de todos os municípios em torno do Douro.

A instituição – com cerca de meia centena de associados – é também uma das primeiras entidades de cooperação hispano-portuguesa.

Em Espanha, a sede desta associação está situada em Valladolid.

Além dos 31 municípios espanhóis e 21 municípios portugueses, fazem parte desta associação a Confederación Hidrográfica del Duero e a Caja Duero.

Artigo AnteriorPróximo Artigo