Cultura, S. João da Madeira

Encontros à mesa com a poesia neste fim-de-semana em S. João da Madeira

Este fim-de-semana, há restaurantes da cidade onde os clientes serão servidos ao almoço ou ao jantar com “Poesia à Mesa”, expressa tanto na audição de versos declamados no local quanto na leitura de poemas impressos em material ligado à restauração.

 
Na sexta-feira, 20 de Março, depois do jantar, assiste-se à “Peregrinação Poética” que leva um grupo de declamadores a recitar poesia nos cafés e bares, no mesmo estilo informal que caracteriza o habitual funcionamento desses espaços.

 
Além da “Peregrinação Poética”, que conta com a participação dos actores Rita Salema e João Maria Pinto, outro destaque da edição 2009 da campanha “Poesia à Mesa” é o espectáculo dos Paços da Cultura com o músico Rão Kyao, o actor Ruy de Carvalho e o declamador José Fanha, no sábado à noite, Dia Mundial da Poesia, já com lotação esgotada.

 
As palavras dos poetas

em aventais, sacos de pão… 

A sétima edição da campanha “Poesia à Mesa” é dedicada aos poetas Rita Taborda Duarte, Mia Couto, João de Deus, Cruzeiro Seixas, Almada Negreiros e Filipa Leal, cujos rostos estilizados e poemas surgem estampados nos materiais associados à campanha: toalhetes de mesa, bases de copos e de chávenas, aventais, sacos de pão e lápis, entre outros.

 
O programa engloba ainda as exposições «O Maior Poema da Cidade» e «Poesia Experimental Portuguesa» da colecção da Fundação de Serralves. A primeira está já patente na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, enquanto a segunda será inaugurada no domingo, 22 de Março, às 18 horas, nos Paços da Cultura.

 
”Workshops”, feira do livro, sessões de poesia ou os habituais potes com rifas de onde se podem retirar poemas e, com sorte, o direito a alguns livros de poesia, são outras das actividades previstas até dia 24. Quem não puder estar presente, pode acompanhar o evento à distância pela Internet em
http://poesiaamesa.blogspot.com.

Artigo AnteriorPróximo Artigo