Póvoa de Varzim, Sociedade

Apresentação das comemorações do 1º Centenário da morte de Rocha Peixoto a 26 de Março – P. Varzim

Aproximam-se as comemorações do 1º Centenário da morte de Rocha Peixoto. De forma a dar a conhecer a Comissão de Honra e o programa comemorativo, decorre uma sessão de apresentação no dia 26 de Março, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença de José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal, e de João Francisco Marques, Presidente da Comissão Organizadora.
Durante a sessão vai também ser apresentado o sítio oficial das comemorações que permitirá aceder à Biblioteca Digital Rocha Peixoto, que disponibiliza versões digitais da bibliografia e de documentos do espólio do arqueólogo, etnógrafo e bibliotecário poveiro. Neste projecto, a Biblioteca Municipal contou com a colaboração de alunos das Escolas Secundárias Rocha Peixoto e Eça de Queirós.
Vai ainda ser exibido um pequeno trecho do filme sobre a vida e obra de Rocha Peixoto, concebido pela historiadora Sofia de Azevedo Teixeira, e que será projectado durante as sessões pedagógicas que se realizarão em escolas do concelho no âmbito das comemorações.
Do programa, que se estende até ao final do ano, destaque para iniciativas como uma sessão filatélica e de medalhística, a 2 de Maio, exposições no Museu e na Biblioteca, um colóquio a 8 e 9 de Maio, o lançamento da nova edição, ampliada, de A Terra Portuguesa, com ilustrações inéditas da autoria de Rocha Peixoto, e ainda o lançamento, no último trimestre do ano, de uma edição evocativa do Boletim Cultural “Póvoa de Varzim” e a colocação de um busto de Rocha Peixoto no jardim da Biblioteca Municipal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo