Santa Maria da Feira, Sociedade

Fundação Biologic@ promove Curso Biohorta – Criação de um Horta Biológica em Santa Maria da Feira

 A Fundação BioLogic@, tendo em conta a crescente preocupação ambiental dos cidadãos, assim como o interesse dos mesmos em terem uma atitude em defesa do ambiente, promove o curso BioHorta – Criação de uma Horta Biológica, em Santa Maria da Feira. Este curso permitirá aos interessados adquirir os conhecimentos necessários para a criação e preservação de uma horta biológica permitindo o cultivo dos seus terrenos em Modo de Produção Biológica, independentemente da dimensão.

 

Este curso realizar-se-á dias 28 de Março e 4 de Abril e consistirá numa formação teórico-prática, de 12 horas, destinada a todos os que possuam terreno onde pretendam cultivar segundo o Modo de Produção Biológico, para consumo próprio, às escolas que pretendam implementar uma Horta Biológica Escolar e a todos os interessados pelo tema. A formação BioHorta permite aos participantes a aprendizagem dos elementos essenciais para a criação de uma Produção Biológica e a oportunidade de participar em futuras acções de formação com uma base sólida acerca da temática.

 

Esta formação ainda disponibiliza aos participantes um manual para apoio na continuidade da implementação da Horta Biológica, assim como o Cartão BioLogic@, um cartão de descontos na aquisição de produtos biológicos , em alojamento turístico inserido em explorações em MPB e noutros serviços amigos do ambiente, em várias lojas, empresas e produtores de todo o país.

 

Os principais objectivos do curso BioHorta passam por, dotar os participantes dos conhecimentos para criarem e manterem a sua Horta Biológica, obtendo assim produtos mais saudáveis para a sua alimentação, ao mesmo tempo que contribuem para um melhor ambiente e para uma actividade de ar livre extremamente saudável.

 

Esta formação aborda os seguintes temas:

• Fertilidade do solo- Compostagem/Sideração

• Técnicas de Preparação do Terreno

• Plantação /Sementeira

• Limitação Natural/Equilibro do Ecossitema

• Controlo infestantes/LutaBiológica/Coberturas orgânicas

Os cursos anteriormente realizados em Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Aveiro, Leiria, Sintra, Coimbra, Braga, Santarém e Palmela, já reuniram mais de 2 centenas de pessoas que passaram por esta formação e se encontram a cultivar os seus terrenos segundo o Modo de Produção Biológico, demonstrando que o interesse dos portugueses em conhecer este processo mais ecológico como forma de contribuição para a defesa e prevenção do ambiente, encontra-se em gradual crescimento.

A análise das pessoas que frequentaram os cursos BioHorta e aquelas que já se inscreveram para os novos mostra-nos que o tema da Horticultura Biológica tem suscitado o interesse de pessoas de várias áreas de actividade, sendo transversal a toda a sociedade, participado quer por pessoas jovens e no activo, com diferentes graus de habilitações académicas, a pessoas aposentadas, estudantes e pessoas que se encontram em situação de desemprego. De entre as pessoas que passaram pelos cursos BioHorta são muitos os que tendo propriedades agrícolas pretendem obter os conhecimentos para converterem as suas explorações ao Modo de Produção Biológico para fins económicos e também professores que pretendem implementar as hortas biológicas escolares.

São cada vez mais os cidadãos que pretendem ter a sua horta-jardim, já que na agricultura biológica é conveniente ter grande diversidade de culturas em conjunto com as ervas aromáticas e condimentares, permitindo transformar os espaços verdes em bonitos e aromáticos jardins com hortícolas. Contudo, a informação disponível sobre este modo de produção é ainda insuficiente e muitas pessoas tinham optado

pela não utilização de produtos químicos de síntese, não tendo no entanto conseguido obter produções com qualidade, já que no Modo de Produção Biológico, não basta deixar de utilizar os produtos químicos para fertilização e controlo de pagas, mas existe sim um conjunto de técnicas para a prevenção destas pragas, e existe a necessidade de utilização de fertizantes e de outros produtos para tratamento de

pragas, mas produtos orgânicos autorizados.

 

É também de referir que numa pequena horta de 50m2 é possível produzir cerca de 300kg por ano de produtos hortícolas, o que num agregado familiar é uma economia bastante considerável e que possibilita a cada familia, a transformação do seu espaço num espaço produtivo para a sua própria alimentação.

 

Com o curso BIOHORTA, os participantes ficarão habilitados a criar e manter uma horta biológica levando a que cada cidadão proteja o solo, recicle os desperdícios para criação de um fertilizante orgânico, defenda a não poluição das águas e contribuapara o aumento da biodiversidade.

 

As incrições e informações podem ser obtidas no Portal da Fundação BioLogic@ em www.biologicaonline.com ou através dos telefones:

937417095 e 914954949

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo