Cultura, Póvoa de Varzim

Artes & Ofícios” homenageiam Rocha Peixoto – geólogo é a profissão em destaque na primeira sessão – P. Varzim

“Artes & Ofícios” está de volta à Biblioteca Municipal com um ciclo de sessões dedicadas às profissões de geólogo, etnógrafo e arqueólogo, as três facetas profissionais que marcaram a vida de Rocha Peixoto, no ano em que se comemoram os 100 anos da sua morte. 
Assim, no dia 25, às 14h30, a sessão é dedicada à profissão de Geólogo, sendo a convidada Margarida Coelho, licenciada em Geologia e professora na Escola Secundária Eça de Queirós.
Dirigida a alunos do 2º e 3º ciclo, esta sessão pretende esclarecer o que é a geologia, um ramo das ciências naturais, abordando-se, depois, o trabalho de Rocha Peixoto como geólogo. Como naturalista, esta importante personalidade poveira organizou o Gabinete de Mineralogia, Geologia e Paleontologia da Academia Politécnica do Porto e publicou os catálogos dessas colecções. Dedicou-se ao estudo e ao ensino da Mineralogia, Geologia e Paleontologia, desempenhando as funções de professor de Geografia e de Ciências Físico-Naturais na Escola Industrial Infante D. Henrique, no Porto. Co-fundador da Revista de Ciências Naturais e Sociais e da revista Portugália, ambas foram um repositório nos domínios das ciências naturais, tendo Rocha Peixoto editado alguns dos seus primeiros estudos ligados a estas áreas.
A próxima sessão de “Artes & Ofícios” decorre a 29 de Abril, dedicada à profissão de Etnógrafo, tendo como convidado Fernando Cruz. A 3 de Junho é a vez de aprender sobre a profissão de Arqueólogo, com a ajuda de José Flores, do Museu Municipal. 
António Augusto da Rocha Peixoto nasceu na Póvoa de Varzim a 18 de Maio de 1866 e faleceu em Matosinhos, em 2 de Maio de 1909. Autor de uma vasta obra como naturalista, professor, etnólogo, antropólogo, escritor e jornalista, foi homenageado em 1966 com a atribuição do seu nome à Biblioteca Municipal, que desde essa data se denomina Biblioteca Municipal Rocha Peixoto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo