Cultura, Póvoa de Varzim

“Diário Íntimo” – exposição de pintura no Diana Bar – P. Varzim

Provando que é mais do que local de leitura, o Diana Bar recebe uma exposição de pintura entre 24 e 31 de Março.
Assim, a juntar à extensa lista de artistas que tiveram já oportunidade de expor os seus trabalhos no pólo da Biblioteca Municipal, junta-se António de Sousa, com “Diário Íntimo”.
Entre os quadros a expor predominam as cores fortes, onde figuras abstractas se misturam com paisagens e outros elementos de traço subtil. A exposição pode ser visitada de segunda a domingo, entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 18h30.
António de Sousa, de seu nome completo António Manuel Ferreira de Sousa, nasceu em Lousada, a 8 de Dezembro de 1952. Com um Bacharelato em Electrónica pela EMEL, Paço d’Arcos, e uma Licenciatura em Artes Plásticas, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, desempenhou ainda funções para o jornal Diário do Norte.
Desde os 25 anos que exerce Arquitectura e Design de Interiores em espaços públicos, tendo já projectado e executado inúmeras obras por todo o país. Como Arquitecto, a sua actividade permitiu-lhe uma ligação permanente e muito profunda com o Desenho, a Cor, a Arte. No tempo que lhe restava pintava, desenhava, criava… As Artes Plásticas eram a continuidade do seu quotidiano, a que foi preciso dar resposta no seu devido tempo. Um Artista também cria e evolui enquanto transmite aos outros a sua experiência. Assim, em 2002 funda a ASEP – António de Sousa Escola de Pintura onde são ministrados cursos de Pintura, Desenho e Escultura em todas as técnicas e onde o Mestre António de Sousa partilha, com os seus discípulos, a mesma vocação, tentando transmitir experiência e também o que de melhor adquiriu durante a sua vida. Como professor, também lecciona as cadeiras de Desenho e de Pintura, em Matosinhos e é Director da Radical Stillo – Projectos de Decoração e Design Lda.
A sua obra está representada em Portugal e no Brasil. É ainda membro associativo da UNICEPE, ÁRVORE, ARTISTAS DE GAIA e ARGO. Pela Cooperativa Árvore recebeu, em 2007, o 2º Prémio de Pintura 2007. Em 2008, foi seleccionado para o Prémio de Pintura Gaspar Camps 2008, galardão atribuído em Espanha.
Para além de Portugal, que já recebeu inúmeras exposições de António de Sousa, com especial incidência no norte do país, o pintor expôs, em 2008, em Espanha e, já este ano, participou em duas exposições no Brasil.

Artigo AnteriorPróximo Artigo