Póvoa de Varzim, Sociedade

Curso de Português Certificado – inscrições abertas na Póvoa de Varzim

“Português para Todos” é o nome do programa gerido pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, dinamizado na Póvoa de Varzim através do Gabinete de Apoio ao IEmigrante, que permite aos imigrantes a aprendizagem do Português.

Na Póvoa de Varzim estão abertas as inscrições para o curso de Português Certificado, junto do Gabinete de Apoio ao IEmigrante, na Casa da Juventude, da EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, da EB 2/3 Campo Aberto de Beiriz ou do Centro de Emprego. As inscrições estão sempre abertas, sendo que se forma uma turma quando se atinge um mínimo de dez inscritos. O curso é gratuito, tem a duração de 200 horas, decorre em horário pós-laboral e o seu início é sempre antecedido de uma reunião entre os inscritos e os formadores para definir horários das aulas e para determinar as necessidades de aprendizagem de cada um. As aulas decorrem na EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves ou na Casa da Juventude, consoante o tamanho das turmas.

Na Póvoa de Varzim está prestes a terminar o primeiro curso de Português, cujas aulas estão a decorrer na EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, desde Outubro, para cerca de 20 alunos. Em breve irá começar novo curso para cerca de 25 alunos, na sua maioria de nacionalidade chinesa. Para estes, decorre amanhã, 18 de Março, uma reunião na Casa da Juventude, às 19h30, para definir a data de início e horário do curso.

O curso de Português Certificado permite o acesso à nacionalidade, à autorização de residência permanente e/ou ao estatuto de residente de longa duração. A aprendizagem da Língua Portuguesa favorece também a inclusão social e profissional dos imigrantes, a maior igualdade de oportunidade para todos e facilita o exercício da cidadania.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contacto com o Gabinete de Apoio ao IEmigrante, através do número 252 647 378, do fax 252 683 218 ou do e-mail gaie.pv@cm-pvarzim.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo