Póvoa de Varzim, Sociedade

Projecto de Intervenção Familiar – sessões de informação em Argivai – P. Varzim

Entre 17 e 20 de Março o Gabinete de Acção Social de Argivai promove um conjunto de sessões de informação que tem como tema a “Família”.

Estas acções decorrem entre as 14h30 e as 17h00 na sala polivalente do Gabinete e têm como população alvo os residentes nos bairros sociais assim como os beneficiários do Rendimento Social de Inserção. As sessões estão limitadas à participação de 20 pessoas.

Sendo a temática a “Família”, vão ser abordados assuntos como a “Violência Doméstica”, a “Economia Doméstica”, onde se propõe a aprendizagem da gestão do orçamento doméstico, encaminhado os gastos para os bens prioritários, o “Ciclo Vital da Família”, ou seja, as fases e diferentes objectivos que marcam a evolução de uma família, e “Competências Parentais”.

Estas sessões de formação e informação têm uma forte vertente prática e estão integradas no Projecto de Intervenção Familiar (PIF) desenvolvido pelo Gabinete de Acção Social de Argivai. O PIF tem como objectivo fazer o acompanhamento das famílias carenciadas, facilitando a formação e sensibilização em áreas tão diversas como a higiene pessoal e habitacional, os cuidados de saúde primários, as competências parentais, a alimentação, a economia doméstica, entre outros.

“Família” é um dos três “pacotes” de formação propostos pelo Gabinete de Acção Social, a que se juntam a temática “Emprego” e a temática “Cidadania”. Sobre esta última, o Gabinete de Acção Social tem previsto um conjunto de acções de formação a decorrer em Junho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo