Matosinhos, Sociedade

Mais de cinco mil crianças participaram na II Feira da Protecção Civil – Matosinhos

Durante três dias, o Parque Basílio Teles, em frente aos Paços do Concelho, recebeu a segunda edição da Feira da Protecção Civil que, mais uma vez, assinalou a comemoração do Dia Internacional da Protecção Civil. Ao todo foram cerca de cinco mil as crianças dos diversos agrupamentos escolares do concelho que participaram nas diferentes actividades do certame.

A abertura oficial da Feira da Protecção Civil decorreu na sexta-feira, dia 27 de Fevereiro, com o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e a Vereadora do Ambiente, Dra. Joana Felício bem como representantes de outras entidades participantes no evento.

Refira-se que um dos grandes objectivos desta feira é fomentar o envolvimento da comunidade escolar nos projectos de prevenção e segurança. Ao longo do ano, são realizadas acções de sensibilização junto das crianças, nomeadamente, através dos Clubes de Protecção Civil onde estão envolvidos cerca de 3200 alunos, 150 professores e 70 auxiliares de acção educativa.

As acções desenvolvidas nestes três dias permitiram à população em geral, com particular incidência nas crianças, conhecer um pouco melhor os agentes de Protecção civil, bombeiros, PSP, GNR, Exercito, INEM, Cruz Vermelha, Marinha, entre muitas outras entidades, que apresentaram as suas capacidades técnicas e logísticas.

Foram muitas as actividades que a Feira da Protecção Civil disponibilizou, desde exercícios de parede de escalada e slide coordenados pelo Exército, simuladores de capotamento e de sismos, circuitos de prevenção rodoviária, exercícios em auto escada, a demonstrações caninas a cargo da Polícia de Segurança Pública e equestres a cargo da Guarda Nacional Republicana ou ainda uma exposição de fotografia relacionada com a actividade da Protecção Civil.

Este certame disponibilizou ainda demonstrações de suporte básico de vida e rastreios de saúde gratuitos como glicemia, óptica, pressão arterial, diabetes e obesidade, bem como actividades lúdicas para as crianças.

Foram muitas as entidades intervenientes nesta Feira, destacando-se os agrupamentos de escolas de Matosinhos, a Autoridade Marítima, Autoridade Nacional de Protecção Civil – Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto, Bombeiros Voluntários de Leixões, de Matosinhos-Leça, de S. Mamede de Infesta e de Leça do Balio, Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Cruz Vermelha – Núcleo de Matosinhos, Exército, PSP, GNR, Polícia Municipal, INEM, Sistema de Salvamento Balnear Municipal, entre outras.

Artigo AnteriorPróximo Artigo