Cultura, Vale de Cambra

Poesia é destaque cultural no município – Célia Tavares – Vale de Cambra

As comemorações do mês da poesia estão a mobilizar a população de Vale de Cambra em torno deste género literário, afirmou a vereadora Célia Tavares, da autarquia local.

Em declarações à EDV Informação, a autarca – responsável pelo pelouro da Cultura no município – disse que o programa comemorativo tem registado «uma adesão significativa» por parte das pessoas.

«As comemorações, que decorrem ao longo de todo o mês de Março, assumem-se como mais uma actividade de promoção do livro e da leitura, divulgando a importância da poesia na educação e formação da população», referiu.

O programa – organizado pela Câmara Municipal – fica hoje marcado pela inauguração de uma oficina de escrita criativa a decorrer, até dia 18, na Biblioteca Municipal, destinada a alunos do Agrupamento Vertical de Escolas do Búzio.

No mês em que se comemora a poesia, a zona pedonal do centro da cidade encontra-se «pintada com palavras e sons», estando previsto para o dia 18 (17:00) música e declamação a cargo dos alunos da Academia de Música de Vale de Cambra. No dia seguinte, à mesma hora, há declamação e dramatização de poesia pelos alunos do Curso Tecnológico de Acção Social (disciplina de Técnicas de Expressão e Comunicação) da Escola Secundária de Vale de Cambra.

A sexta edição da «Tertúlia de Poesia» realiza-se dia 20 (21:00), na sala polivalente da Biblioteca Municipal, onde será inaugurada a exposição «As cores da liberdade», um conjunto de textos sobre o tema, da autoria dos alunos do Agrupamento Vertical Escolas do Búzio.

Durante a tertúlia serão divulgados ainda os vencedores da segunda edição do concurso de poesia, uma iniciativa que pretende «estimular a criatividade, o espírito competitivo, valorizar o gosto pela leitura e a criação literária, motivando para a produção de originais de poesia».

Artigo AnteriorPróximo Artigo