Desporto, Oliveira de Azeméis

Município elege 2009 ano municipal do desporto – Oliveira de Azeméis

A realização de um Congresso Municipal do Desporto, entre os dias 02 e 05 de Abril, é uma das novidades do programa desportivo da Câmara de Oliveira de Azeméis para 2009.  
No decorrer da conferência será lançado o processo de discussão pública do Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo do concelho, documento definidor de políticas a seguir nos próximos anos. 
O anúncio foi feito pelo vereador do pelouro na apresentação do Ano Municipal do Desporto que contempla um conjunto de eventos destinados a massificar a prática desportiva concelhia.  
«Há razões fortes para que a autarquia assinale 2009 como Ano Municipal do Desporto», disse o vereador Albino Martins na apresentação do programa.    
«Oliveira de Azeméis tem um peso regional bastante significativo em termos desportivos reflectido na existência de 70 clubes desportivos, milhares de atletas, voluntariado e um investimento elevado no sector», acrescentou.  
«Pretendemos com o Ano Municipal do Desporto promover a formação desportiva em todas as modalidades e a generalização da prática desportiva a toda a população», disse Albino Martins.  
«O desporto tem sido uma preocupação do executivo, quer na promoção desportiva para cativar mais praticantes e o aparecimento de novos valores, quer pela sua importância na promoção da saúde e na integração social», explicou o responsável pelo sector.  
«O ano de 2009 será um ano chave na expansão desportiva do concelho», garantiu o vereador, anunciando que até ao final do ano será inaugurada a piscina e ainda o pavilhão municipal.  
No plano interno são várias as iniciativas a realizar, a maioria de continuidade. Num novo formato e com o hipismo como uma das novidades, as «Azemeíadas» decorrem entre 25 de Abril e 03 de Maio. 
O programa de actividade física «Põe-te a Mexer» manterá os projectos «Manhãs no Parque», «Viver Melhor» e «Desporto para Todos» onde a novidade é a realização da I Maratona BTT de Azeméis que prevê reunir 500 participantes de todo o país. Outras acções serão o concurso nacional de saltos de hipismo, Primavera Desportiva (sarau gímnico, Dia da bicicleta e ténis em movimento), o XIV ciclo paper de Carregosa, o campeonato de Portugal de futebol Paralisia Cerebral e o Campeonato Nacional de Futsal Paralisia Cerebral.  
O troféu «Figura desportiva do mês», que pretende homenagear atletas e instituições na promoção desportiva, vai prosseguir, à semelhança do circuito concelhio de atletismo, marchas e caminhadas, acção de formação «Treino de Jovens» e VI Encontro Concelhio de Jogos Tradicionais (09 e 10 de Maio). 
Entre os eventos agendados destaca-se a realização, em Agosto, do Campeonato Europeu de Basquetebol (sub-16), competição internacional co-organizada pela Federação Portuguesa de Basquetebol e autarquias de Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Santa Maria da Feira.  
Perspectiva-se ainda a realização, na cidade, da «final four» da taça CERS em hóquei patins, marcada os dias 18 e 19 de Abril. Uma decisão das instâncias desportivas que deverá ser conhecida dentro de uma semana.  

Artigo AnteriorPróximo Artigo