Cultura, Oliveira de Azeméis

«Ciclo da Primavera» abre com Paulo de Carvalho – Oliveira de Azeméis

Os cantores Paulo de Carvalho e Susana Félix vão abrir e fechar, respectivamente, o «Ciclo da Primavera», uma série de espectáculos promovidos pela Câmara de Oliveira de Azeméis com o objectivo de animar culturalmente a cidade até ao final do mês de Maio.  
O primeiro concerto é protagonizado, a 14 de Março, por Paulo de Carvalho que apresentará os temas do seu novo trabalho discográfico «Do Amor». 
«Será um espectáculo intimista marcado pelo contacto mais directo com o público, longe das salas dos grandes centros culturais», afirmou o cantor na apresentação pública do «Ciclo da Primavera» que decorrerá entre os dias 14 de Março e 30 de Maio.  
«O disco assenta basicamente num trio acústico onde, além de mim, o músico mais jovem tem 22 anos e o mais velho 34 anos», disse o artista falando sobre o seu último trabalho.  
«Do Amor» explora, com recurso ao jazz, uma nova abordagem musical do cantor português, autor de temas como «E depois do adeus», «Gostava de vos ver aqui», «Nini dos meus quinze anos», «Os meninos de Huambo», «Lisboa menina e moça», «Os putos» e «O homem das castanhas».  
A música é o ponto forte do «Ciclo da Primavera» que terá a fechar, no dia 30 de Maio, um concerto com Susana Félix que irá cantar os temas que fazem parte da colectânea «Pulsação».  
O disco reúne os temas de mais destaque da carreira da cantora, entre eles «Mais Olhos (que barriga)», «Flutuo», «Fintar a Pulsação», «Amanhecer» e «(Bem) Na Minha Alma». 
O bloco cultural, que se prolonga por três meses, inclui outras actividades desde a dança ao teatro, mercado à moda antiga e um concerto com Nuno Barroso e Nuno Norte.  
«O programa aposta na música mas também em outros eventos que irão animar a população numa altura do ano em que procuramos que a cidade se abra às iniciativas culturais», disse Albino Martins, vereador do pelouro da cultura. 
«É um momento alto na cultura da cidade e, por isso, todos os fins de semana haverá iniciativas culturais pelo que as pessoas são convidadas a sair de casa», concretizou o autarca.  
A primeira edição do «Ciclo da Primavera» ocorreu em 2002, ano em que a autarquia adquiriu o cine teatro Caracas passando a oferecer ao público um programa regular de animação cultural.  
O programa das actividades culturais para os próximos meses – divulgado esta semana pelo vereador da cultura – inclui também o Festival da Juventude e as comemorações do 25º aniversário da cidade.  
Ao contrário de anos anteriores o festival da juventude foi autonomizado para fazer coincidir a sua realização com as comemorações da elevação de Oliveira de Azeméis a cidade.  
A iniciativa envolve a realização de um concerto, actividades de lazer, workshops de cinema, um concurso de fotografia e um torneio de xadrez. «A Praça da Cidade será o local por excelência para a realização do festival», disse o vereador do pelouro, António Rosa.

As comemorações do 25º aniversário da cidade serão assinaladas com a inauguração do arquivo municipal e a apresentação do hino municipal durante o hastear das bandeiras, a 16 de Maio.  
«Na sessão solene que assinalará a efeméride, o trabalho de instituições e personalidades concelhias será distinguido pela autarquia com a atribuição de distinções honoríficas», afirmou o vereador da cultura, Albino Martins.  
 

Artigo AnteriorPróximo Artigo