Cultura, Oliveira de Azeméis

Paulo de Carvalho na abertura do «Ciclo da Primavera» – Oliveira de Azeméis

Os temas do último trabalho discográfico «Do Amor» a que se junta a evocação de temas antigos que celebrizaram a carreira de Paulo de Carvalho, fazem parte do concerto que o músico português realiza a 14 de Março em Oliveira de Azeméis.

O espectáculo «abre» o «Ciclo da Primavera», o principal evento cultural do município que levará ainda a Oliveira de Azeméis outro nome da música portuguesa, Susana Félix.

«O projecto deste ano dá uma dedicação especial à música, mas estão programados também espectáculos desde a comemoração do Dia Mundial da Dança à actuação internacional do artista Tomas Kubinek», afirmou o vereador Albino Martins, em declarações à EDV Informação.

«Não faltarão motivos para as pessoas usufruírem de um programa de espectáculos de animação cultural que se irá prolongar por três meses», disse o responsável pela cultura na autarquia.

«Todos os fins-de-semana a população poderá desfrutar de espectáculos numa altura em que as pessoas, com o surgir da Primavera, são convidadas a sair de casa», sublinhou.

O «Ciclo da Primavera» surgiu em 2002, altura em que a autarquia adquiriu o cine-teatro Caracas e passou a oferecer ao público um programa regular de animação cultural.

«Com a aquisição de uma sala com quase 700 lugares foi possível iniciar a organização de um conjunto de actividades de animação cultural, entre as quais nasceu o Ciclo da Primavera», explicou Albino Martins.

O concerto inicial da edição deste ano cabe a Paulo de Carvalho que se fará acompanhar do seu último disco «Do Amor» onde o músico, com recurso ao jazz, aposta numa abordagem musical diferente.

O cantor, que dez anos depois regressa aos discos de originais, é autor de temas conhecidos como «E depois do adeus», «Gostava de vos ver aqui», «Nini dos meus 15 anos», «Os meninos de Huambo», «Lisboa menina e moça», «Os putos» e «O homem das castanhas».

A música – ainda com a presença de Susana Félix a 30 de Maio e a realização do II concurso nacional «Terras La Salette» – é a «espinha dorsal» da edição 2009 do «Ciclo da Primavera», um investimento global de cerca de 20 mil euros.

O bloco cultural – que encerra a 30 de Maio com um espectáculo de Susana Félix – tem agendado outras acções que passam pela dança, teatro, realização do mercado à moda antiga e um concerto com Nuno Barroso e Nuno Norte.

O programa das actividades culturais – divulgado esta quarta-feira pelo vereador do pelouro da cultura – inclui também o Festival da Juventude e as comemorações do 25º aniversário da cidade, duas iniciativas a decorrerem em Maio.

Artigo AnteriorPróximo Artigo