S. João da Madeira, Sociedade

Iniciou-se a recuperação do Palacete da Quinta dos Condes – S. João da Madeira

O Palacete da Quinta dos Condes está em processo de recuperação. Até final do corrente mês, será limpo e, depois, serão recuperadas as fachadas exteriores. Em Abril, vai ser lançado um concurso para a recuperação total do edifício, incluindo a requalificação do interior.

«O objectivo imediato é acabar com a degradação do edifício», sublinhou Castro Almeida, durante uma visita realizada hoje, dia em que se iniciou a limpeza do Palacete.

A «obra grande» deverá começar «a seguir ao Verão», prevendo-se o seu término para o próximo ano.

O presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira informou que o edifício «estava praticamente inacessível», tendo, nomeadamente, paredes e telhados caídos. Deixou para mais tarde uma definição quanto ao uso a dar ao Palacete da Quinta dos Condes.

Castro Almeida vincou que o edifício terá de ser usado em «algo de importante e nobre», uma vez que se trata de um dos edifícios «emblemáticos» da cidade. «Não podíamos continuar a assistir à degradação de um dos poucos edifícios valiosos que temos», salientou.

Especificou que poderá albergar serviços ligados ao Ensino, à Acção Social ou “serviços públicos supramunicipais» – do Estado. «Não tenho pressa», vincou o autarca, a respeito de uma definição.

O Edil de S. João da Madeira ainda recordou que as obras em curso são financiadas pela empresa «Águas de S. João», conforme o acordado no contrato de concessão da água e do saneamento do Município.

O presidente aproveitou da Câmara aproveitou a oportunidade para anunciar que a «Águas de S. João» começará a funcionar no dia 16 do corrente.

Artigo AnteriorPróximo Artigo