Cultura, S. João da Madeira

Eva Danin em quarto lugar no festival RTP da Canção – S. João da Madeira

A cantora Eva Danin, de S. João da Madeira, classificou-se em quarto lugar no 45º festival RTP da Canção, realizado este sábado no Teatro Camões, em Lisboa.

Eva Danin interpretou «Amar mais forte que o vento» (letra e música de Rui Videira), uma das três canções que utilizaram a guitarra portuguesa.

O quarto lugar da cantora sanjoanense foi repartido por Filipa Baptista, com «O teu lugar» – de autoria do jornalista Augusto Madureira – e por Nuno Norte, que cantou «Lua sem luar» (Paulo Abreu de Lima).

A edição 2009 teve como vencedor o grupo Flor-de-Lis – com «Todas as ruas do amor» (Pedro Marques/Paulo Pereira) -, que representará Portugal no 54º Festival da Eurovisão que se realiza em Maio, em Moscovo.

O festival – apresentado por Sílvia Alberto – teve transmissão em directo através do Canal 1 da RTP, da RTP África e RTP internacional e o som das vozes feito em directo, enquanto a música das 12 canções concorrentes foi pré-gravada.

O certame abriu em ritmo de hip-hop, passando em revista algumas das canções vencedoras das edições anteriores entre elas «Desfolhada portuguesa», de Ary dos Santos e Nuno Nazareth Fernandes.

Os doze finalistas foram apurados de uma selecção de 24 canções votadas online entre 19 e 30 de Janeiro.

A RTP recebeu este ano um total de 393 originais, tendo sido seleccionadas por uma comissão 24 canções e destas as 12 que agora foram defendidas por dez intérpretes e dois duos.

O festival, que teve a sua primeira edição em 1964, regista no seu historial vitórias de alguns dos nomes mais importantes da música portuguesa, designadamente Simone de Oliveira, Paulo de Carvalho, Fernando Tordo, Tonicha, Sara Tavares, entre outros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo