Oliveira de Azeméis, Sociedade

Projecto «Viver melhor» movimenta 600 idosos do concelho – Oliveira de Azeméis

A Câmara de Oliveira de Azeméis tem em curso junto da população idosa o projecto «Viver Melhor», envolvendo a participação de seis centenas de idosos. 
A iniciativa destina-se a aumentar a qualidade de vida da população com mais de 65 anos através da actividade física procurando-se, assim, melhorar as qualidades físicas básicas e coordenativas, contribuir para a criação de hábitos desportivos, manter a resistência cardiovascular e respiratória, ocupar o tempo livre e reforçar laços sociais.  
A execução do projecto é assegurada por uma técnica da autarquia que todos os dias da semana se desloca às instituições ministrando acções físicas a 600 idosos.  
Os benefícios do projecto evidenciam-se pelo facto da falta de actividade física ter consequências ao nível da vulnerabilidade cardiovascular, fragilidade muscular e esquelética, obesidade, depressão e envelhecimento prematuro.  
As instituições aderentes são o Centro Social  Drª Leonilda Matos, Centro infantil de Cesar, Comissão de Melhoramentos Locais de Palmaz, Juntas de Freguesia de Travanca, Ul, Cucujães, Santiago de Riba Ul e Loureiro, Obra Social S. Martinho da Gândara, Fundação Manuel Brandão, Lar Santa Teresinha, Centro Social Paroquial Santo André, Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro, Associação de Solidariedade Social Macieira de Sarnes, Comissão Assistência Social de Carregosa, Centro da Terceira Idade de São Roque, Centro Social Paroquial de Nogueira de Cravo, Centro Sovial Paroquial do Pinheiro da Bemposta, Associação Solidariedade Social de Loureiro, Centro Social Paroquial S. Miguel, Comissão de melhoramentos de Azeméis e projecto Solis (Bairro de Lações).  
 

Artigo AnteriorPróximo Artigo