Desporto, Santo Tirso

Inaugurado o Polidesportivo do complexo desportivo municipal – Santo Tirso

A Câmara Municipal de Santo Tirso acaba de acrescentar ao Complexo Desportivo Municipal (que já incluía a piscina e o pavilhão municipais) um POLIDESPORTIVO. 

Na cerimónia de inauguração do Polidesportivo que decorreu hoje, sábado, dia 28 de Fevereiro, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes afirmou “tratar-se da infra-estrutura que faltava ao complexo desportivo municipal”, adiantando que “juntamente com o pavilhão e a piscina municipais – estes dois equipamentos com mais de 2500 utilizadores por mês” vai possibilitar aos munícipes “de uma forma sistematizada e organizada ou até de uma forma espontânea e informal” a prática da actividade desportiva. Em jeito de conclusão, o presidente da Edilidade Tirsense informou ainda que o novo polidesportivo estará “aberto diariamente entre as 9 e as 23 horas” (já que todos os campos têm iluminação para poderem funcionar à noite) e que será “gerido pela divisão de desporto da Autarquia”, obedecendo ao regulamento aprovado para o efeito. 

Seguiu-se então um jogo de velhas guardas entre o F C Tirsense e o C D Aves arbitrado pelo ex-árbitro Paulo Paraty. 

A nova área de jogos polivalente a céu aberto (polidesportivo) custou 1, 4 milhões de euros e ocupa uma área de jogos polivalente a céu aberto, integrando os seguintes equipamentos: 
 

Um Campo de Futebol de Sete

Espaço vedado com as dimensões de 54 m x 34 m, preparado para a prática de diversas modalidades, em particular o futebol de sete. O pavimento é em relva sintética tipo greenfields FT55. 

Dois Campos de Ténis

São dois os campos de ténis relvados (vedados), com as dimensões de 36,31m x 18,02m cada. 

Um Campo de Basquetebol

O campo de basquetebol foi construído nas dimensões de 24,9m x 14,5m entre linhas de jogo. O pavimento é sintético tipo sportflex e não está vedado. 

Uma Bancada

Para além da função dedicada à assistência, com uma capacidade de 400 lugares sentados, pretende-se que a bancada seja também um espaço de utilização livre e espontânea, plenamente integrado nos percursos de passeio e lazer do Complexo.  

UM NOVO ESPAÇO DEVIDAMENTE INFRA-ESTRUTURADO E PAISAGISTICAMENTE EQUILIBARDO

Neste novo espaço desportivo municipal foram instaladas as redes de abastecimento de água (consumo, manutenção, rega e serviço de incêndios), de drenagem de águas pluviais e de iluminação pública. Todos os campos de jogos dispõem de sistemas periféricos de drenagem de águas pluviais e o polidesportivo está equipado com um sistema de rega. Todos os campos estão dotados de iluminação artificial adequada à prática das actividades desportivas durante o período nocturno. Em diversos pontos das zonas de circulação foram colocadas papeleiras em aço inox fixas aos postes de iluminação, bancos em chapa perfurada de 4 lugares e delimitadores retrácteis em inox. Nos espaços verdes envolventes aos campos de jogos foram plantados arbustos do tipo Melia Azedarach, com altura entre 5,0m e 8,0m. Nas zonas de circulação (incluindo rampas e escadas) foram utilizados materiais com características adequadas à utilização de patins, skates e bicicletas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo