Santo Tirso, Sociedade

«O poder social das Misericórdias» em análise – Santo Tirso

«O Poder Social das Misericórdias: uma abordagem transversal» é o tema de mais um seminário, promovido no âmbito do projecto «História e Memória Local», uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Santo Tirso, do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e do Departamento de História da Universidade do Minho. O seminário decorre no próximo sábado, dia 28 de Fevereiro, pelas 10h30, no Centro Cultural de Vila das Aves. 

Com o objectivo de construir um espaço de reflexão crítica e cívica a partir da divulgação de problemáticas da historiografia recente, o projecto «História e Memória Local» tem vindo a promover uma série de encontros temáticos, relacionados com «Estado, Religião e Comunidade». Assim, já no próximo dia 28 de Fevereiro, o Centro Cultural de Vila das Aves irá acolher o seminário subordinado ao tema «O poder social das Misericórdias: uma abordagem transversal», tendo como palestrante Maria Marta Lobo de Araújo, do Departamento de História da Universidade do Minho.  

O projecto «História e Memória Local» tem ainda previstos mais dois seminários, um no dia 28 de Março, sobre «Católicos e catolicismos no final da Monarquia Constitucional» e o outro no dia 30 de Maio, referente às «Memórias sociais sobre Salazar e o Salazarismo: notas de uma investigação em curso, a partir de Histórias de Vida da população rural do Norte do País». Inscrito num horizonte temporal lato, o projecto de História e Memória local pretende constituir-se como espaço de reflexão crítica e cívica a partir da divulgação de problemáticas da historiografia recente, atraindo e mobilizando públicos que na sua diversidade têm em comum o interesse por temas históricos: agentes culturais e autárquicos, professores, estudantes e a comunidade participante.

Artigo AnteriorPróximo Artigo