Cultura, Oliveira de Azeméis, Sociedade

Concurso nacional de sopros aberto a músicos de todo o país – Oliveira de Azeméis

O II concurso nacional de instrumentos de sopro «Terras de La Salette» realiza-se entre os dias 04 e 08 de Abril na cidade de Oliveira de Azeméis.
A prova é aberta a todos os músicos do país até aos 26 anos abrangendo as modalidades de madeiras e metais nas categorias infantil, juvenil, júnior e sénior.
O concurso – ao qual concorreram o ano passado mais de 350 jovens músicos – decorrerá no cine-teatro Caracas, escola secundária Soares Basto e Academia de Música de Oliveira de Azeméis.
O sucesso alcançado na primeira edição motivou a autarquia a reeditar a iniciativa lançando de novo o convite aos músicos portugueses a inscreverem-se.
«Os concorrentes laureados com o primeiro prémio em edições anteriores não podem participar, excepto em diferentes categorias», estipula o regulamento disponível em www.cm-oaz.pt.
Nas categorias infantil e juvenil os candidatos terão de executar duas peças, uma livre e outra obrigatória enquanto que no concurso nas categorias júnior e sénior a participação envolve três fases: pré-eliminatória, eliminatória e final.
O regulamento permite a passagem à final de seis candidatos em cada categoria.
O calendário do programa do concurso, indicando o dia e a hora dos ensaios e provas, será comunicado pela organização até ao dia 29 de Março de 2009.
Os candidatos devem formalizar a sua candidatura até ao dia 08 de Março através de boletins de inscrição disponíveis no cine-teatro Caracas, Avenida António José de Almeida, 3720 Oliveira de Azeméis. Os contactos podem ser efectuados pelos telefones 256 682408 e 256 600621 ou pelo email [email protected]
A primeira edição do concurso nacional de instrumentos de sopro realizou-se em 2008 com a participação de quase quatro centenas de músicos.
A iniciativa teve, no início, cariz local e regional mas a adesão e a qualidade dos executantes empurraram a autarquia para o alargamento do concurso a todo o país.

Artigo AnteriorPróximo Artigo