Cultura, Póvoa de Varzim

Ministro da Cultura reabre Museu Municipal da Póvoa de Varzim

A sessão de reabertura do Museu Municipal da Póvoa de Varzim decorreu esta tarde na presença do Ministro da Cultura. José António Pinto Ribeiro afirmou que “é sempre com um grande prazer que visito património requalificado. São espaços como este que preservam a identidade portuguesa.” Na opinião de Pinto Ribeiro “é essencial que a população utilize este edifício e que este se torne um ponto de encontro da vida social e cultural da Póvoa de Varzim.” Tendo esta requalificação sido apoiada pelo Programa Operacional da Cultura (POC) em 54%, o Ministro da Cultura sublinhou que “é um óptimo exemplo da cooperação entre autarquias e administração central.”
José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal, “para que se lembre sempre desta passagem pela Póvoa de Varzim”, ofereceu a Pinto Ribeiro uma réplica da Lancha Poveira do Alto, embarcação típica utilizada na pesca em mar alto até ao século XIX.
Momentos antes do descerrar da placa que simboliza esta reabertura, Deolinda Carneiro, directora do Museu Municipal, guiou o Ministro da Cultura e o Presidente da Câmara Municipal pelas novas e remodeladas salas do edifício. Espaços amplos e iluminados onde cada peça da história, cultura e etnografia poveiras sobressaem ainda mais. Postos de trabalho e de arrumação com mais qualidade onde o acervo pode ser conservado nas melhores condições. O auditório, onde aconteceu a sessão oficial de abertura do Correntes d’Escritas, é também um local onde inúmeras actividades podem realizar-se, desde conferências, cursos e palestras.
Sem dúvida uma aposta ganha para a cidade que conta agora com um espaço com qualidade para traduzir a sua identidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo