Cultura, Matosinhos

Exposição «Figurinos do Teatro» – Matosinhos

O Vereador da Cultura, Fernando Rocha, inaugurou no dia 27 de Janeiro a exposição «Figurinos do Teatro» da autoria de Joaquina Garcia, que está patente ao público no Cine Teatro Constantino Nery até ao dia 14 de Fevereiro.

Ao longo de muitos anos de profissional ao serviço do Teatro, Joaquina Garcia tem sido uma mestra de Guarda-roupa que, pelo seu trabalho de grande qualidade, foi convidada a desenvolver a sua actividade em algumas das mais prestigiadas companhias do país: Teatro Aberto, Villaret, Maria Matos, Cornucópia, Politeama, Barraca, ABC, Maria Vitória, A Comuna e TEP. Executou, igualmente, o guarda-roupa para televisão, cinema e publicidade.

Se atendermos a que trabalhou em colaboração com alguns dos mais conceituados figurinistas do nosso Teatro, podemos concluir que a escolha de Joaquina Garcia, para esta exposição, é o reconhecimento do seu mérito profissional e da qualidade da confecção valorizada pelo contributo artístico e criativo que lhe imprime.

Desde 2001 passou a trabalhar em exclusividade para o Teatro Experimental do Porto confeccionando todo o guarda – roupa até ao ano de 2008. Pela sua competência profissional e também pela dedicação e afectividade, é justo que o TEP lhe preste esta homenagem, agora que decidiu guardar as suas talentosas mãos para aplaudir como espectadora de Teatro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo