Oliveira de Azeméis, Sociedade, Turismo

Projecto turístico para Palmaz arranca em Março – Oliveira de Azeméis

O «Hotel Rural Mira Caima» começará a ser construído em Março, integrando um projecto ambiental e turístico a desenvolver na freguesia de Palmaz, Oliveira de Azeméis, que representará um investimento total de 10 milhões de euros.

A unidade hoteleira «de quatro estrelas» vai custar três milhões de euros.

O projecto de requalificação da zona ribeirinha do Rio Caima vai abranger uma zona que vai da antiga Fábrica de Papel do Caima ao Açude do Areeiro.

O promotor Carlos Alegria e o seu sócio, Fernando Ribeiro, já garantiram o apoio da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e estruturaram a intervenção com recurso a candidaturas a fundos europeus, no âmbito do QREN – quadro de referência estratégico nacional, que deverão garantir 75% das verbas necessárias.

A despoluição das águas e das margens do Rio e a transformação de toda a área em espaço de lazer de excelência é o objectivo de um projecto específico que representará um investimento de um milhão de euros.

Carlos Alegria sublinhou que o «Mira Caima» será «o 1º Eco-Hotel do país», uma vez que vai funcionar, a 100 por cento, com recurso a «energias renováveis». Está prevista, nomeadamente, o pleno aproveitamento das duas centrais de produção eléctricas «mini-hídricas» aí existentes.

As margens do Rio Caima em Palmaz, na zona definida, serão transformadas no «Parque Natural Bento Carqueja», que está previsto no Plano Director Municipal de Oliveira de Azeméis e que integrará a «rede de parques naturais» da Área Metropolitana do Porto (AMP).

«Vai contar com piscinas naturais, com um restaurante e com caminhos pedestres», informou Alegria. Também haverá espaços para a realização de conferências, encontros e actividades várias.

Realçou, ainda, que a candidatura ao QREN «estará concluída até Junho» e que a intervenção arrancará ainda no presente ano.

A Administração Regional Hídrico do Centro também é um dos parceiros deste projecto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo